Filme: "A Última Gargalhada (1924)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, janeiro 25, 2015

Filme: "A Última Gargalhada (1924)"

"Der Letzte Mann" é uma pérola rara do cinema silencioso. Idolatrado pelos historiadores do cinema por ser uma obra-prima do expressionismo alemão, no entanto, este filme acrescentou uma proposta diferente, um movimento conhecido por Kammerspiel que não deu muito certo na Alemanha. Este gênero extinto fazia uma análise do declínio de uma pessoa, sua ruína profissional e pessoal. 

O mais interessante é que um filme do cinema mudo, que tem mais de 90 anos de lançamento, consegue ser superior a muitos filmes produzidos recentemente, que fazem uso das palavras e de toda a tecnologia atual. Foi dirigido por F.W. Murnau e seu lançamento aconteceu em 1924.

Nesta obra alemã, acompanhamos a vida simples do idoso (Emil Jannings), recepcionista de um luxuoso hotel da cidade de Berlim. O idoso sente-se orgulhoso pelo trabalho que faz, sendo tratado com muito respeito pelos colegas, amigos e vizinhos.
Entretanto, o novo gerente do hotel passa a observá-lo, e ao perceber que o porteiro estava sem fôlego após carregar algumas bagagens pesadas, ele decide rebaixá-lo para a lavanderia. 
Essa mudança de função provoca efeitos danosos no idoso, ele sente-se humilhado e envergonhado diante da família e dos amigos.
O idoso passa a viver cabisbaixo, sem ânimo e apenas espera por sua morte. Um triste fim para um homem que dedicou toda a sua vida em função da sua profissão. Ele se afunda numa depressão profunda e lamenta-se por ter perdido o respeito até da própria esposa.
Provavelmente "A Última Gargalhada" é o maior representante do movimento Kammespiel. O filme não possui nenhum diálogo direto (a comunicação é feita através de papel), não existe aquelas narrações típicas do cinema mudo.

O epílogo usado no filme foi uma proposta feita ao diretor Murnau após os produtores descobrirem o verdadeiro desfecho da história, mas todo espectador que assistir esta obra saberá exatamente em qual cena o filme terminaria.
"A Última Gargalhada" é um filme para quem deseja conhecer um pouco sobre a história e a essência do cinema, mas não deixa de ser um retrato da vida de muitos dos nossos idosos, que devido as condições da velhice, são deixados de lado como se fossem objetos sem serventia. Recomendo este filme para todos, é uma bela obra artística e reflexiva.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 77 minutos
Categorias: Drama, Clássico, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,8