Filme: "O Médico e o Monstro (1941)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, dezembro 03, 2014

Filme: "O Médico e o Monstro (1941)"

"O seres humanos são duas metades - um ying e um yang - o bom e o mal."

"Dr. Jekill and Mr. Hyde" é um filme bem interessante. Um clássico dos anos 40 que foi dirigido por Victor Freming, sendo uma das muitas adaptações feitas para o cinema da história literária "The Strange case of Dr. Jekill and Mr. Hyde" do escritor Robert Louis Stevenson, publicado em 1885. Na verdade esse filme é um remake do "O Médico e o Monstro" de 1931.

A história se passa na Londres Vitoriana e é centrada no conceituado médico  e pesquisador Henryl Jekill (Spencer Tracy). Um cientista muito respeitado por toda a sociedade londrina.
O médico acredita na teoria de que o bem e o mal existem na mesma pessoa, e está determinado em provar essa teoria. Porém, é muito criticado por seus amigos, inclusive por Charles Emery (Donald Crisp), pai de sua noiva Beatrix (Lana Turner).
Após passar noites em claro, trabalhando em suas pesquisas, Jekyll elabora uma fórmula poderosa. Ele resolve ser a própria cobaia e bebe o líquido. 
Logo, o médico sente o resultado da sua fórmula, ele libera seu lado monstruoso, que o próprio médico chama de Mr. Hyde. 
Sir Charles avisa que levará sua filha Beatrix em uma viagem pelo continente, adiando o casamento entre ela o o médico. Sozinho, Jekyll continua suas experiências e, certa noite, ele acaba liberado Hyde, que vai até um show e encontra Ivy (Ingrid Bergman). Hyde convida a moça para tomar um drink e acabam discutindo. Ivy acaba com uma cicatriz nas costas.
No hospital, o Dr Jekyll encontra Ivy como paciente. A garota mostra o ferimento e acusa Hyde como o responsável. Ela pede veneno para suicidar-se, mas o médico promete ajudá-la, dizendo que Hyde não voltará a incomodar.
Entretanto, as transformações de Jekyll em Hyde tornam-se mais frequentes e ele faz alguns estragos nas vida de várias pessoas, inclusive de Beatrix.
O Dr. Lanyon (Ian Hunter) chega ao laboratório com a polícia, mas Hyde já havia se transformado em Jekyll. O desfecho do filme é digno e merecido para o médico.
"O Médico e o Monstro" é um filme considerado referência do gênero de horror e mistério, pois procura mostrar os conflitos entre o bem e o mal. Jekyll é o lado bom e doce, já Hyde é o lado demoníaco. 
A versão de 1931 que é considerada por um número incontável de críticos especialistas, como a melhor versão de todas. Mas gostei bastante deste filme e recomendo.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 113 minutos
Categorias: Terror, Ficção Científica, Drama, Clássico, Domínio Público
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,4