sábado, setembro 13, 2014
Filme: O Segredo da Porta Fechada (1947)
"Secret Beyond the Door..." é um film-noir fantástico, com diálogos inteligentes que prendem a atenção durante o filme todo. É daqueles filmes repletos de mistério que nos deixa com os olhos grudados na tela, atentos ao menor movimento.
Esse noir do cineasta Fritz Lang possui uma temática psicanalítica e toques poéticos. O roteiro foi escrito por Rufus King e Silvia Richards e o lançamento aconteceu em 1947.
A trama gira em torno de Celia Lamphere (Joan Bennett). Ela é herdeira de uma grande fortuna e está de casamento marcado com um homem que não ama. Pouco antes do casório, Celia viaja para o México. Lá ela conhece um homem misterioso e se apaixona profundamente por ele. E em poucos dias eles se casam e vão morar numa mansão que possui muitos segredos.
Ao chegar na mansão, Celia descobre muitos fatos que seu marido Mark Lamphere não havia lhe contado. Durante uma festa promovida na casa, a moça se surpreende ainda mais com Mark, pois ele tem mania de colecionar quartos onde ocorrera assassinatos.
Seu marido mostra orgulhosamente os quartos para todos os convidados, mas evita abrir a porta de um quarto, o número 7. Celia percebe que este quarto estava sempre trancado e fica intrigada, ela faz a cópia da chave e durante a madrugada vai até o quarto e acaba se surpreendendo com o que vê. Assustada, Celia decide abandonar o marido, mas ao tentar fugir da casa, algo terrível irá acontecer.
"O Segredo da Porta Fechada" é uma obra tensa, que prendeu minha atenção desde o primeiro minuto, a obra é carregada de mistério, a trilha sonora de Miklos Rozsa é formidável e só aumenta o clima de suspense, só não gostei do desfecho, na minha opinião não combinou com a história, mesmo assim é um excelente filme.
Duração: 99 minutos
Categorias: Film-Noir, Mistério, Suspense, Drama, Clássico, Domínio Público
Classificação: 14 anos
INTRIGANTE; POÉTICO; TENSO