quarta-feira, agosto 20, 2014
Filme: "Sinfonia de Paris (1951)"
"É horrível ficar ao seu lado assim, sem poder te abraçar."
"An American in Paris" é uma explosão de cores com figurinos e cenários perfeitos. Os números musicais são um verdadeiro espetáculo, a sensação que tive ao assistir o filme foi de estar na Broadway dos anos 50.
Esse belíssimo musical foi dirigido por Vincente Minnelli e seu lançamento aconteceu em 1951. Ocupa a nona colocação na Lista dos 25 Melhores Musicais Estadunidenses de Todos os Tempos, preparada pela revista American Film Institute.
Foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Montagem. Venceu nas categorias de Melhor Direção de Arte Colorida, Melhor Fotografia Colorida, Melhor Figurino Colorido, Melhor Trilha Sonora de Cinema, Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.
Este filme trás o maravilhoso Gene Kelly, astro do filme "Cantando na Chuva" como protagonista das belíssimas coreografias.
O filme conta a história de Jerry Mulligan (Gene Kelly), ele é um pintor norte-americano que lutou na Segunda Guerra Mundial e após a guerra terminar, decidiu continuar morando na França para estudar arte. Apesar de morar num apartamento pequeno, Jerry é feliz por estar morando em Paris.
Jerry tenta vender suas telas nas esquinas de Paris, até que um belo dia Milo Roberts (Nina Foch) se interessa por suas obras. A moça é muito rica e resolve patrocinar uma exposição com as obras do jovem artista.
Os melhores amigos de Jerry são o pianista Adam Cook (Oscar Levant) e o cantor Henri Baurel (Georges Guétary). Numa tarde, enquanto Adam e Henri tomam café, Adam mostra a fotografia da sua namorada Lise Bouvier (Leslie Caron).
Contudo, Jerry vai ao Café Flaubert com Milo, enquanto todos conversam sobre artes, Jerry enxerga na mesa ao lado uma bela jovem, por quem ele se apaixona à primeira vista. Mas na verdade, a jovem é Lise Bouvier, e Jerry nem imagina que ela é a namorada do seu amigo Henry.
No dia seguinte Jerry convida a sua amada para ir até um Café, mas ela reluta e ambos caminham pelas ruas de Paris, e assim fazem todas as noites.
Nesse meio tempo, Jerry recebe a notícia que a exposição com suas telas será dentro de três meses. Henri também recebe uma proposta para fazer uma turnê pela América e decide se casar com Lise o mais rápido possível. Embora esteja apaixonada por Jerry, Lise acredita que deve se casar com seu noivo e aceita.
A jovem decide procurar seu amado Jerry e revelar seu grande segredo. Desolado, Jerry procura por Milo e a convida para ir no Baile com ele.
E é nesse Baile que a linda história de amor de Jerry e Lise terá seu desfecho, embalada por quase 18 minutos de um dos mais belos espetáculos musicais já vistos no cinema.
A trilha sonora que embala esse filme encantador são canções de George Gershwin.
"Sinfonia de Paris" é um grande espetáculo visual e sonoro. O gênero Musical não era um dos meus gêneros favoritos, mas desde que entrei em contato com os musicais dos anos 40 e 50, com certeza se tornou um dos gêneros de filmes indispensáveis em minha vida.
Belo, divertido e fascinante, é assim que resumo este filme grandioso. Recomendo para todos que apreciam ou não os grandes musicais do cinema.
Mais detalhes do filme na página do IMDb
Duração: 113 minutos
Gênero: Musical, Romance, Clássico
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0