Filme: "Como Era Verde Meu Vale (1941)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, agosto 23, 2014

Filme: "Como Era Verde Meu Vale (1941)"

"Se eu a visse novamente, não teria forças para deixá-la."

"How Green Was My Valley" é uma obra perfeita em todos os quesitos. Poético, encantador e comovente, já nos primeiros minutos de filme, meus olhos encheram-se de água e assim se seguiu até seu término.

Foi dirigido por John Ford, sendo baseado no romance de mesmo nome de Richard Llewellyn. Seu lançamento aconteceu em 1941.

Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Montagem, Melhor Som, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora. Venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia em Preto-e-branco, Melhor Direção de Arte em Preto e Branco e Melhor Ator Coadjuvante.

Algumas curiosidades interessantes sobre o filme: 
- Foi realizado em apenas duas semanas;
- As filmagens seriam no País de Gales, mas não foi possível devido a Segunda Guerra Mundial.
Como Era Verde Meu Vale
A trama começa relatando fatos da vida de Huw Morgon (Roddy McDowall) da época em que era um garotinho. Ele viveu por 60 anos num belíssimo vale no País de Gales, juntamente com sua família.
Como Era Verde Meu Vale
Em fashbacks, Huw recorda sua infância ao lado do pai Gwilym Morgan (Donald Crisp), sua mãe Beth (Sara Allgood) e seus irmãos. Ivor (Patrick Knowles) é o primeiro a casar, por ser mais velho. Ele casa com a linda Bronwyn (Anna Lee).
Como Era Verde Meu Vale
Ocorre redução do salário dos trabalhadores da mina de carvão, e isso provoca uma greve de 22 semanas. O Sr. Morgan é contra a greve e seus irmãos solteiros acabam tendo que sair do vale em busca de emprego.

Devido algumas fofocas, a Sra. Morgan e Huw vão até o local onde os homens estavam fazendo uma reunião, mas na volta para casa, ela e seu filho caem num lago de gelo e são resgatados pelos grevistas.
Como Era Verde Meu Vale
O resultado é Huw paralítico temporariamente. Mas ele recebe ajuda do pregador da cidade, o Sr. Gruffydd (Walter Pidgeon) e volta a andar.
Como Era Verde Meu Vale
A greve acaba e os trabalhadores mais bem remunerados são demitidos, por medida de economia da fábrica. Os irmãos de Huw acabam ficando sem emprego.
Como Era Verde Meu Vale
O dono da fábrica procura a família Morgan para pedir a mão de Angharad (Maureen O'Hara) em casamento para o seu filho. Após descobrir que terá que casar, a bela Angharad procura Gruffydd e declara o seu amor secreto por ele. Embora, o pregador ame profundamente a jovem, acredita que não poderá fazê-la feliz e abre mão da sua amada.
Como Era Verde Meu Vale
Huw é o primeiro da família Morgan a ir para a Escola Nacional, mas acaba se desentendendo com os colegas e é castigado pelo professor. Mas no dia seguite, Huw recebe ajuda e seu professor jamais esqueceria aquele dia.
Como Era Verde Meu Vale
E muitos fatos, alguns tristes e outros alegres, marcam a vida desta família. Várias tragédias na carvoaria, e algumas fofocas envolvendo Algharad e Gruffydd fazem com que o pregador abandone a sua paróquia.
"Como Era Verde Meu Vale" é daqueles filmes que ficam na lembrança de quem o assiste. O sentimento de família é tão profundo e marcante, que torna-se impossível não se emocionar. É belíssimo, sensível e acima de tudo, muito humano. Entrou para a minha listinha dos filmes favoritos.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 118 minutos
Categorias: Drama, Família, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0