Filme: "Educação (2009)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

terça-feira, 17 de junho de 2014

Filme: "Educação (2009)"

"Somos o que fazemos. Se nunca fizéssemos nada, não seríamos ninguém."
Educação

"An Education" é um filme charmoso e realista. Recebeu quase 100% de críticas positivas, no entanto, o seu desfecho não agradou a todos, mas na minha opinião foi um final justo, pois o sofrimento é a melhor forma de adquirir aprendizado e amadurecimento.

Esse filme britânico foi dirigido por Lone Scherfig, sendo baseado em um livro de memórias autobiográficas da jornalista Lynn Barber. Seu lançamento aconteceu em 2009.
Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado, além de acumular diversos prêmios importantes.
O filme aborda o lema no qual acredito "Carpe Dien" que significa desfrutar o momento presente. O desenrolar da trama é em cima do dilema de uma adolescente de 16 anos que precisa decidir entre viver intensamente o momento ou adiar sua felicidade visando um futuro grandioso.

E vamos acompanhando a história de Janny (Carey Mulligan), uma jovem dedicada nos estudos, mas que sonha em conhecer Paris.
Educação
O sonho de Jack (Alfred Mollina), pai de Jenny, é ver a filha estudando em Oxford. Por isso julga necessário investir nos estudos da garota.
Educação
Mas essa rotina de Jenny muda completamente quando ela conhece um homem charmoso e mais velho. David (Peter Sarsgaard) apresenta um mundo encantador, cheio de glamour e luxo. Isso acaba deixando a adolescente deslumbrada.
Educação
Inicialmente Jenny recusa qualquer aproximação de David, mas com o passar dos dias, a garota acaba se envolvendo com aquele homem que surgiu no meio de uma tempestade e logo eles iniciam um relacionamento com o consentimento dos pais de Jenny.
Educação
E ao lado de Helen (Rosamund Pike) e Danny (Dominic Cooper), o quarteto viverá diversas aventuras, regradas com muito champanhe e conversas sobre belas artes, viagens e boemia.
Educação
Contudo, Jenny teria que fazer uma escolha entre as festas e passeios ou a vida acadêmica em uma universidade conceituada. 
Educação
E após um inesperado pedido de casamento por parte de David, a garota decide abandonar os estudos e dedicar-se ao amado.
Educação
Recebendo total aprovação do seu pai Jack e de sua mãe Marjorie (Cara Seymour), a adolescente inicia os preparativos para o casório.
Educação
Porém, um segredo sobre o passado de David afetará os planos de Jenny que será obrigada a tomar uma decisão madura e sábia.
Educação
Muitas pessoas taxaram o final como incoerente, mas como já escrevi no início desse texto, achei o desfecho muito bom, mostrou que aquela garotinha ingênua amadureceu e soube optar por aquilo que realmente a faria feliz.

Com um roteiro simples, mas muito bom, atuações excelente e fotografia encantadora, "Educação" acabou se tornando um filme inesquecível. Em uma frase descreveria como: "Simples e sofisticado ao mesmo tempo".

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Classificação: 12 anos
Nota: 9,7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!