quinta-feira, maio 08, 2014
Filme: "Vestida para Matar (1980)"
"Dressed to Kill" foi dirigido pelo renomado diretor Brian De Paula, que acumula inúmeros sucessos de bilheteria em sua carreira. No entanto, este filme ressoa resquícios do filme "Psicose" de Alfred Hitchcock, pois quem conhece as obras do diretor sabe que muitos dos filmes dirigidos por De Paula tem muitas semelhanças com os filmes de Hitchcock. Seu lançamento aconteceu em 1980.
Da mesma forma como ocorre em "Psicose" a protagonista é assassinada antes da primeira meia hora de filme. Atitude ousada e arriscada que deu certo.
Nessa trama envolvente podemos acompanhar a situação complicada do psiquiatra Robert Elliot (Michael Cane) que acaba descobrindo que uma de suas pacientes rouba uma navalha e começa a perseguir outras pacientes.
A primeira vítima é a dona de casa Kate Miller (Angie Dickinson), uma mulher linda, porém frustada sexualmente com o casamento e busca ajuda psicológica.
Ela revela para Elliot como está infeliz no casamento e se insinua para o médico, porém, ele diz que está bem casado e despensa a paciente. Depois da consulta, Kate vai ao museu e começa a flertar com um desconhecido. Após alguns olhares, ela entra em um táxi com o sujeito e eles seguem para o apartamento dele.
Eles vivem momentos tórridos e quando Kate vai escrever um bilhete para o desconhecido, ela descobre algo grave sobre o homem com quem acabará de transar. Preocupada, Kate sai às pressas do apartamento, mas no meio do caminho ela percebe que havia deixado a aliança de casamento no quarto do sujeito e volta buscar. Mas ao abrir a porta do elevador, a morte lhe esperava com golpes de navalha.
Nesse exato momento a garota de programa Liz Blake (Nancy Allen) vai pegar o elevador se depara com Kate agonizando, a moça consegue avistar uma mulher loira com uma navalha nas mãos.
A loira acaba deixando a navalha cair no chão e Liz consegue pegá-la, mas devido estar com a arma do crime nas mãos, a moça passa de testemunha à principal suspeita do assassinato de Kate.
Como se não bastasse as suspeitas da polícia recaírem sobre ela, Liz passa a ser perseguida pela loira assassina e entra pra lista como a próxima vítima.
Durante uma perseguição no metrô, Liz só consegue escapar com vida graças a ajuda de Peter (Keith Gordon), filho de Kate que está investigando a morte da sua mãe.
Liz procura o detetive Marino (Dennis Franz) e relata que a loira assassina está seguindo-a para tentar matá-la e que provavelmente é uma paciente do Dr. Elliot, mas o detetive diz que não pode fazer muita coisa para ajudá-la. Porém, Liz e Peter armam um plano para conseguirem descobrir quem é a loira assassina e se surpreendem com a descoberta.
"Vestida para Matar" tem suas semelhanças com "Psicose" de Hitchcock, porém, o que predomina no filme não são os diálogos, mas sim, as imagens, numa narrativa elegante e envolvente. Já na primeira cena percebemos que estamos diante de uma obra-prima do diretor De Paula. As perseguições são sensacionais e a trilha sonora perfeita deixam o clima ainda mais desconcertante.
Este filme assusta, seduz e encanta, prendendo completamente a atenção do espectador do início ao fim. Recomendadíssimo.
Mais detalhes do filme na página do IMDb
Duração: 105 minutos
Gênero: Thriller, Suspense, Mistério, Clássico
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 9,5