sábado, maio 24, 2014
Filme: "O Mágico de Oz (1939)"
"Não há lugar melhor que o nosso lar."
"The Wizard of Oz" é repleto de magia, é arte pura, é poesia e beleza. Jamais será produzido outro filme com tanta leveza e encantamento e a cada restauração (o filme é um dos primeiros feitos em Technicollor) consegue ficar ainda mais bonito.
Essa obra cinematográfica sem igual foi dirigida por Victor Freming e seu lançamento aconteceu em 1939. Recebeu indicações ao Oscar como Melhor Filme, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Especiais e ganhou a estatueta como Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.
"The Wizard of Oz" é repleto de magia, é arte pura, é poesia e beleza. Jamais será produzido outro filme com tanta leveza e encantamento e a cada restauração (o filme é um dos primeiros feitos em Technicollor) consegue ficar ainda mais bonito.
Essa obra cinematográfica sem igual foi dirigida por Victor Freming e seu lançamento aconteceu em 1939. Recebeu indicações ao Oscar como Melhor Filme, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Especiais e ganhou a estatueta como Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.
Uma curiosidade sobre o filme é que durante as gravações ocorreu quatro substituições de diretores, mas "O Mágico de Oz" não perdeu a sua grandeza e se tornou o mais perfeito filme infantil já produzido.
Essa fábula inicia no Kansas, local onde mora Dorothy Gale (Judy Garland). A garota tem 11 anos de idade e mora com seus tios Henry (Charley Grapewin) e Em (Clara Brandick).
Todos vivem tranquilamente na fazenda, até que certo dia Totó, cãozinho de Dorothy ataca Srta. Gulch (Margaret Hamilton). Irritada ela vai até a residência dos Gale com um ordem judicial para levar Totó.
Dorothy se desespera, porém seus tios são obrigados a entregar Totó, mas o cãozinho consegue fugir e volta para a fazenda. No entanto, a menina teme que a malvada Srta. Gunch volte e decide fugir. No meio do caminho ela conhece o professor Marvel (Frank Morgan). Ele percebe que Dorothy havia fugido de casa e consegue persuadir a menina para que ela volte para casa.
Porém, um forte ciclone se aproximava da propriedade e os ajudantes Zeke (Bert Lahr), Hickory (Jack Harley) e Hunk (Ray Borger) sem escondem no porão juntamente com Charles e Em. Dorothy acaba se perdendo deles e corre para dentro de casa.
Uma tela da janela é arrancada e bate em sua cabeça. Atordoada, Dorothy percebe que sua casa foi arrancada do chão devido a força do vento e a garota vê pela janela a megera Srta. Gunch passeando de bicicleta que rapidamente se transforma numa horrenda bruxa.
Dorothy ouve um estrondo e descobre que foi parar em um lugar maravilhoso. Logo surge Glinda (Billie Burke) e interroga a garota para saber se ela é uma bruxa boa ou má, pois os munchkins, habitantes do local mágico avisaram Glinda que uma bruxa havia libertado todos, das maldades da Bruxa Má do Leste.
Glinda retira os sapatinhos de rubi da Bruxa Má do Leste e coloca nos pés de Dorothy, no entanto, a Bruxa Má do Oeste aparece para se apoderar dos sapatinhos, o problema é que nesse lugar encantado ela não possui nenhum poder e jura se vingar.
Contudo, o maior desejo de Dorothy é voltar para o Kansas, mas Glinda não pode ajudar, somente o Todo-Poderoso Mágico de Oz (Frank Morgan) é que pode levá-la de volta para o seu lar. Dorothy parte em busca do mágico que mora na Cidade das Esmeraldas, mas ela recebe um comunicado de Glinda, jamais tirar os sapatinhos de rubi.
E então Dorothy segue pela Estrada dos Tijolos Amarelos em busca da Cidade da Esmeraldas. No caminho ela conhece o Espantalho (Ray Borger) que sonha em ter um cérebro e convida-o para seguir viagem com ela.
Mais adiante eles encontram o Homem Lata (Jack Harley) que estava completamente enferrujado, ele deseja ter um coração e Dorothy também faz o convite para ele seguir junto nessa longa jornada até a Cidade das Esmeraldas e o Homem Lata prontamente aceita.
Os três seguem a viagem e juntamente com eles está Totó, o fiel companheiro de Dorothy. Um pouco adiante eles conhecem o Leão Covarde (Bert Lahr) que gostaria de ser corajoso e o quarteto segue em busca do Poderoso Mágico de Oz.
Não demora muito e todos chegam na Cidade da Esmeralda, mas encontrar o Mágico de Oz não seria uma tarefa fácil, ainda mais que a Bruxa Má do Oeste seguiu o quarteto e não medirá maldades para conseguir os sapatinhos de rubi que estão com Dorothy.
Mas a história não acaba aqui, porque as aventuras de Dorothy, seus três novos amigos e o cãozinho Totó estavam apenas começando.
"O Mágico de Oz" foi baseado na preciosa série de livros do escritor L. Frank Baum e faz parte do American Film Institute como o melhor filme familiar de todos os tempos.
Neste filme podemos observar o perfeito equilíbrio entre poesia, pintura, infância, diversão, valores familiares, direção impecável e elenco excelente. O cenário é absolutamente encantador, desde os pequenos detalhes até as gigantescas pinturas, tudo é bonito e mágico.
Passados mais de 70 anos desde o seu lançamento, o filme "O Mágico de Oz" continua impressionando a todos pela sua exuberância, melodias, fotografia, cenários e história.
Sem dúvida é um filme inesquecível que todos devem assistir inúmeras vezes, pois assim como Dorothy, muita vezes precisamos fazer uma viagem através da ilusão para descobrirmos que "não há lugar melhor que o nosso lar" e que a felicidade está dentro de nós, apenas precisamos encontrar o caminho correto para chegar até ela.
Mais detalhes do filme na página do IMDb
Duração: 102 minutos
Categorias: Fantasia, Aventura, Família, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0