Filme: Os Cavaleiros da Távola Redonda (1953) - Dicas de Filmes Pela Scheila

pesquisar

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Filme: Os Cavaleiros da Távola Redonda (1953)

"Knights of the Round Table" é um filme muito bonito e sem os recursos de efeitos especiais. Foi dirigido por Richard Thorpe e produzido por Pandro S. Berman para a MGM, sendo a primeira realização em Cinemascope feita pelo estúdio. O roteiro de Talbot Jennings, Jan Lustig e Noel Langley adapta o livro "Le Morte d'Arthur" de Sir Thomas Malory e contou com a trilha sonora de Miklós Rózsa.

A história acontece na Idade Média, época de grandes batalhas e tempos difíceis, mas o lendário rei Arthur (Mel Ferrer) ao ser recém-coroado rei da Inglaterra, decidiu dedicar o seu reinado a Irmandade dos Cavaleiros da Távola Redonda, a távola foi um presente do misterioso Merlin (Félix Aylmer) ao rei e surpreendia a todos por ser redonda.

Ao redor da Távola Redonda sentavam-se doze cavaleiros e todos deveriam ter um ponto em comum: o juramento de serem honrados em qualquer situação e dedicar-se incansavelmente à busca pelo Graal, uma taça misteriosa que havia contido o sangue de Cristo.

O rei recebe apoio incondicional de Merlin, de sua amada rainha Guinevere (Ava Gardner) e de seu fiel amigo Sir Lancelot (Robert Taylon). Dois dos Cavaleiros da Távola Redonda se destacam, Percival (Gabriel Woolf) conhecido como Galês e Sir Lancelot, um nobre cavaleiro, amigo do rei e condenado a um amor impossível, mesmo vivendo um casamento feliz ao lado Elaine (Maureen Sawnson).

No entanto, a mulher que vive nos sonhos do nobre cavaleiro Sir Lancelot é a rainha Guinevere, esposa do seu grande amigo Arthur. Ele fica dividido entre esse amor proibido e a lealdade que jurou perante os Cavaleiros da Távola Redonda.

Mas a meia irmã de Arthur e feiticeira Morgana Le Fay (Anne Crawford) alimenta um ódio mortal do rei e juntamente com seu filho Mordred (Stanley Baker) preparam uma armadilha para Sir Lancelot e Guinevere. O rei Arthur acaba sendo obrigado a quebrar o juramento perante a Távola Redonda. Iniciam tempos difíceis em Camelot.

"Os Cavaleiros da Távola Redonda" é uma daquelas relíquias do cinema, um filme maravilhoso, um clássico de beleza incomum que vale a pena assistir várias vezes. E o ciclo Arturiano é cheio de magia, encantamento, nos transporta para um mundo distante, o mundo do grande rei Arthur e a incansável busca dos Cavaleiros da Távola Redonda pelo Graal. 

Duração: 115 minutos
Categorias: Ação, Aventura, Histórico, Drama, Épico, Clássico
Classificação: 14 anos
Filme: Os Cavaleiros da Távola Redonda (1953)

PRIMOROSO; ENVOLVENTE