Filme: "O Silêncio dos Inocentes (1991)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 18, 2013

Filme: "O Silêncio dos Inocentes (1991)"

"Não há descrição para o que ele é..."

Um dos melhores filmes de suspense de todos os tempos, não mostra seres sobrenaturais, mostra o lado obscuro do ser humano. Uma verdadeira obra de arte que o cinema nos presenteou, sendo perfeito em todos os quesitos. A história do filme é baseada no livro policial "The Silence of the Lambs" de Thomas Harris. A direção foi de Jonathan Demme e seu lançamento aconteceu em 1991.

Um clássico que foi ganhador do Oscar 1992 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado, sendo o único thriller a ganhar o Oscar. Também foi indicado nas categorias de Melhor Edição e Melhor Mixagem de Som, sem contar os inúmeros prêmios que recebeu mundo afora.


Tudo começa quando Clarice Starling (Jodie Foster), uma agente novata do FBI, é escalada para entrevistar um criminoso violento e muito inteligente, conhecido como Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psiquiatra canibal.
O Silêncio dos Inocentes
Clarice precisa da ajuda do Dr. Lecter para desvendar um assassino em série, conhecido como Buffalo Bill, que ataca mulheres, matando-as e retirando a pele do corpo das vítimas.
O Silêncio dos Inocentes
De fato, o psiquiatra canibal pode ajudar nas investigações, mas ele quer algo em troca, um local mais confortável para ficar preso, já que sua sentença é prisão perpétua.
Além do mais, Hannibal quer se aproximar de Clarice e assim descobrir seus traumas, para deixá-la vulnerável.
Algumas cenas tornam-se perturbadoras, como o sinistro subsolo do manicômio, a forma como o psiquiatra canibal é transportado (focinheira), ou a inteligencia inigualável do Dr. Lecter em seus planos para alcançar a liberdade novamente. Nesse momento começa um jogo de enigmas que deixam nossos nervos a flor da pele.
Dr. Lecter arquiteta uma fuga espetacular... A filha de uma senadora é sequestrada e Clarice segue as pistas que o Dr. Lecter revelou nos seus enigmas e as investigações se concentram na primeira vítima.
Uma frase chama a atenção da investigadora: "aquela que despertara sua cobiça, deveria viver próxima a ele". Através dessas pistas, a investigadora descobre a residência do suposto assassino... Nesse momento inicia uma das sequências mais tensas do cinema mundial... 
"O Silêncio dos Inocentes" é daqueles filmes que jamais envelhecem, conseguindo surpreender mesmo quem já assistiu várias vezes. Mescla o horror dos crimes bárbaros com o terror psicológico que Dr. Lecter faz emergir. E realmente, a maldade humana pode ser tão assustadora quanto o olhar frio e sedutor do psicopata.
Um filme que mostra a mente humana sob dois pontos de vista: do psicopata e do psiquiatra!!

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 118 minutos
Gênero: Thriller, Suspense, Clássico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0