Filme: "Cisne Negro (2010)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, agosto 21, 2013

Filme: "Cisne Negro (2010)"

"A única pessoa no seu caminho é você. É hora de se libertar. Sorte-se."

"Black Swan" é de um filme que mexe com o nosso psicológico. Foi dirigido por Darren Aronofsky e seu lançamento aconteceu em 2010. Recebeu indicação ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Edição e ganhou como Melhor Atriz, além de acumular inúmeros prêmios ao redor do mundo.

Essa história se passa no meio competitivo do balé clássico, mostrando que a vida de uma bailarina que busca sucesso e perfeição é feita de sacrifícios.
A bailarina Nina (Natalie Potmam) é extremamente dedicada a dança, além dos treinamentos na companhia, ela treina em casa por horas a fio, acompanhada por sua mãe Érica (Bárbara Hershey) que no passado abandonou a carreira no ballet para cuidar da filha.
Cisne Negro
A relação entre mãe e filha não é das melhores e apesar de Nina ter 28 anos, ela não faz nada sozinha, além disso, seu quarto é todo enfeitando com caixinhas de música e bichinhos de pelúcia.
Cisne Negro
Quando o exigente diretor artístico Thomas Leroy (Vincent Cassel) afasta Beth (Winona Ryder) que era a primeira bailarina da companhia, ele começa uma busca pela nova "prime ballerina", ele quer remontar clássicos, começando pelo "O Lago dos Cisnes" que exige uma bailarina experiente, pois terá que viver dois papéis distintos e Nina é a escolhida.
Pela sua delicadeza, será fácil para ela viver o "Cisne Branco", mas terá que fazer uma transformação para viver o "Cisne Negro". 
Cisne Negro
Pressionada pelo diretor, Nina começa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, especialmente de Lily (Mila Kunis), uma moça que tem atitude e postura, requisitos perfeitos para ser a "Rainha dos Cisnes", isso foi preocupante, ela se sente ameaçada, no entanto ela deseja profundamente ser Lily.
No decorrer da sua busca incansável pela perfeição, Nina perde-se no que seria real e no que seria imaginário, não conseguindo distinguir quem era Nina  Sayers e quem eram os personagens. Nesse momento ela se vê matando o "Cisne Negro", na imaginação de Nina, ela matava Lily, mas no entanto, estava se ferindo...
"Cisne Negro" é um dos melhores filmes que assisti, com cenas fortes e ousadas, prendeu minha atenção do início ao fim. O filme mostra que a busca exagerada pela perfeição, exigindo muito além dos limites que uma pessoa pode aguentar, pode alterar totalmente o psicológico, destruir sonhos e muitas vezes, a própria vida. 
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 108 minutos
Categorias: Thriller, Mistério, Drama, Clássico
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 10,0