Filme: "Cinco Covas no Egito (1943)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, janeiro 10, 2018

Filme: "Cinco Covas no Egito (1943)"

"Dizem que o Mar vermelho se abriu uma vez por um acordo especial com Moisés. Um contratempo similar não ocorrerá desta vez."

"Five Graves to Cairo" foi dirigido por Billy Wilder que também assina o roteiro em parceria com Charles Brackett. Lançado em 1943, o filme foi baseado na obra de Lajos Bíró. Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Fotografia em Preto e Branco, Melhor Direção de Arte - Decoração de Interiores e Melhor Edição.


Junho, 1942. As tropas nazistas, sob o comando do Marechal de Campo, Erwin Rommel (Erich von Stroheim), derrotam os aliados em Tobruk. Os britânicos então se retiram da fronteira com o Egito deixando um único sobrevivente, John J. Bramble (Franchot Tone).
John chega a um pequeno hotel localizado em um oásis no deserto do Saara e recebe ajuda do proprietário Farid (Akim Tamiroff), um egípcio e da camareira, Mouche (Anne Baxter), uma francesa de Marselha. No entanto, o hotel logo se torna um quartel-general alemão.
Para sobreviver John assume a identidade do finado garçom do local e descobre que Rommel planeja invadir Alexandria e Cairo. Acompanhado do tenente Schwegler (Peter van Eyck) e do general italiano Sebastiano (Fortunio Bonanova), além de mais 200 homens.
À princípio Mouche não se mostra amigável com ele, pois pretende negociar com os nazistas a liberdade de um irmão que se acha preso em Wittemberge, mas com o passar dos dias, ela começa a mudar de opinião a respeito de John.
Em certa ocasião, John escuta Rommel dizer que em 1937, dois anos do início da guerra, os alemães enterraram suprimentos nas areias do Egito, contendo milhares de galões de petróleo, água, munição e peças de reposição para tanques, e que seus homens já chegaram ao primeiro objetivo. Intrigado, ele conversa com Farid e fica sabendo que um famoso arqueólogo alemão esteve no Egito a fim de fazer escavações em busca de uns túmulos.
"Cinco Covas no Egito" é um ótimo filme de guerra dirigido por Billy Wilder, sendo este, o terceiro filme de sua carreira. Poucos filmes recontam como se deu a passagem dos nazistas pelo norte da África durante a Segunda Guerra Mundial, porém, "Cinco Covas no Egito" foi feito em 1943, ou seja, no auge da guerra, os fatos que assistimos eram muito próximos, os traumas não eram frutos do passado, e sim de uma triste realidade ainda presente.
A história diz que Rommel foi, na vida real, um dos maiores nazistas e com certeza o principal estrategista sob o comando de Hitler, e, sob seu comando, os Afrika Korps (Corpo Expedicionário Alemão na África) venceram várias batalhas na região norte da África. Até que em 1942 foram derrotados pelo exército britânico. E, "Cinco Covas no Egito" mostra como como o segredo do aparentemente invencível Rommel, foi descoberto.
"Cinco Covas no Egito" tem um roteiro inteligente, toda a trama é extremamente bem construída, conseguindo envolver o espectador na história contada, e a fotografia é encantadora, o que torna o filme visualmente belíssimo, além das excelentes interpretações do elenco.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 96 minutos
Categorias: Guerra, Thriller, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha nota: 9,3