Filme: "Cinzas do Passado (1937)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, dezembro 05, 2017

Filme: "Cinzas do Passado (1937)"

"Tomei a sua vida em minhas mãos e eu disse sim por você."

"That Certain Woman" é um melodrama lançado em 1937 que foi escrito e dirigido por Edmund Goulding. Também é o primeiro filme sonoro da atriz Gloria Swanson, uma das maiores estrelas do cinema mudo.

Remake de "Goulding" (1929), o filme conta a história de Mary Donnell (Bette Davis), uma jovem ingênua casada com Al Haines, um gângster que morreu durante o massacre do Dia dos Namorados.
Para conseguir se sustentar, Mary passa a trabalhar para o advogado Lloyd Rogers (Ian Hunter), que se sente atraído por ela, mas mantém seus sentimentos secretos por respeito à esposa.
Mary se apaixona e casa com Jack (Henry Fonda), um playboy, mas o pai do rapaz (Donald Crisp) interfere e anula o casamento. Grávida, Mary decide ter a criança sem informar Jack, que se casa com Florence Carson (Anita Louise), uma mulher de sua própria classe social.
Quando Lloyd morre, ele deixa Mary a maior parte de sua propriedade, mas sua esposa, acreditando que o filho de Mary é filho ilegítimo de seu marido. Para piorar a situação, Jack percebe que o filho de Mary é na verdade seu filho, com a ajuda de Merrick tenta tomar a criança de Mary.
"Cinzas do Passado" não está entre os melhores filmes de Bette Davis e Henry Fonda, mas é uma obra cativante. É um dos filmes menos conhecidos da grande dama do cinema Bette Davis, que ainda bastante jovem interpreta com perfeição. 
O desfecho poderia ser melhor desenvolvido, mas o cinema censurado hollywoodiano da época não permitiu, assim sendo, o final soou estranho, nada convincente. Resumindo,"Cinzas do Passado" é daqueles filmes raros, que tem um bom enredo, excelentes atuações, uma fotografia lindíssima em P&B, mas que acabou esquecido por causa do moralismo que predominava nos estúdios de cinema.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 93 minutos
Categorias: Drama, Romance, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 8,3