07/12/2017

Adaptações Literárias Para o Cinema (4)

Existem milhares de filmes que foram adaptados de livros e HQs, pensando nisso, resolvi elaborar essa lista infinita onde pretendo citar todos os filmes produzidos a partir da literatura. Em cada postagem citarei cinco filmes. Não farei comparações, porque são duas artes que possuem seus encantos. Espero que gostem das dicas.

Filme: "Orgulho e Preconceito (2005)" - França, Estados Unidos da América, Reino Unido

"Se os seus sentimentos por mim não mudaram, eu devo dizer que enfeitiçou meu coração e minha alma e eu a amo, eu a amo."
"Pride and Prejudice" foi dirigido por Joe Wright e é adaptado do livro de mesmo nome escrito por Jane Austen, publicado em 1813. Acompanhamos a trajetória de vida da jovem Elizabeth, uma mulher a frente do seu tempo que foi capaz de lutar por seus ideais e quebrar preconceitos, vivendo uma linda história de amor com Sr. Darcy. É impossível não se encantar com esse romance. Baseado na obra homônima de Jane Austen. Confira mais detalhes do filme em Orgulho e Preconceito.


Filme: "Philomena (2013)" - Reino Unido, França, Estados Unidos da América

"Logo que levaram Anthony, perdi a fé no catolicismo. O tempo passou e voltei a acreditar, mas nunca esqueci meu filho."
"Philomena" foi dirigido por Sthepen Frears. Irlanda, 1952 e é adaptado do livro de mesmo nome escrito por Martin Sixsmith, publicado em 2009. Philomena Lee é uma jovem que tem um filho recém-nascido quando é mandada para um convento. Sem poder levar a criança, ela o dá para adoção. A criança é adotada por um casal americano e some no mundo. Após sair do convento, Philomena começa uma busca pelo seu filho, junto com a ajuda de Martin Sixsmith, um jornalista de temperamento forte. Ao viajar para os Estados Unidos, eles descobrem informações incríveis sobre a vida do filho de Philomena e criam um intenso laço de afetividade entre os dois. Confira mais detalhes do filme em Filomena.


Filme: "À Espera de Um Milagre (1999)" - Estados Unidos da América

"Saber esperar é uma virtude. Aceitar sem questionar, que cada coisa tem um tempo certo para acontecer... É ter fé."
"The Green Mile" foi dirigido por Frank Darabont e é adaptado do livro de mesmo nome escrito por Stephen King, publicado em 1996. Um carcereiro tem um relacionamento incomum e comovente com um preso que está no corredor na morte: Coffey, um negro condenado por ter assassinado brutalmente duas gêmeas de nove anos. Ele tem tamanho e força para matar qualquer um, mas seu comportamento é completamente oposto à sua aparência. Além de ser simples, ingênuo e ter pavor do escuro, ele possui um dom sobrenatural. Com o passar do tempo, o carcereiro aprende que, às vezes, os milagres acontecem nos lugares mais inesperados. Confira mais detalhes do filme em À Espera de Um Milagre.


Filme: "O Jardim Secreto (1993)" - Estados Unidos da América

"Se você olhar bem, verá que o mundo todo é um jardim!"
"The Secret Garden" foi dirigido por Agnieszka Holland e é adaptado do livro de mesmo nome escrito por Frances Hodgson Burnett, publicado em 1911Sob os cuidados de uma conservadora governanta, encontram-se em uma grande casa de campo, três crianças: Mary uma menina órfã e rebelde, Colin um garoto mimado e cheio de manias e Dickon, um garoto gentil e atencioso. Eles descobrem um misterioso jardim abandonado, que se transforma em um lugar mágico. Confira mais detalhes do filme em O Jardim Secreto.




Filme: "Ensaio Sobre a Cegueira (2008)" - Brasil, Canadá, Japão

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."
"Blidness" foi dirigido por Fernando Meirelles e é adaptado do livro de mesmo nome escrito por José Saramago, publicado em 1995. O filme conta a história de uma epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade. Tal "cegueira branca" manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença. Confira mais detalhes do filme em Ensaio sobre a Cegueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário