Filme: "Invasão Zumbi (2016)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, novembro 10, 2017

Filme: "Invasão Zumbi (2016)"

"Hoje em dia, fazem protesto contra tudo."

Lançado em 2016 e dirigido por Sang-ho Yeon, que também assina o roteiro, "Busanhaeng" é mais um filme brilhante e inesquecível do cinema coreano. 

Sempre gostei do cinema asiático, mas virei fã dos filmes coreanos a partir do filme "Lady Vingança" que faz parte da Trilogia da Vingança, do diretor Chan-Wook Park. Fiquei tão impressionada com a história que acabei assistindo três vezes na mesma semana, cinema cru e poético. E meu respeito pelo cinema coreano só aumentou após assistir "Invasão Zumbi", que filme eletrizante, não tinha tempo de respirar e já vinha outra cena ainda mais inquietante. Ao longo da trama, levei vários sustos, me emocionei em diversos momentos, senti empatia por alguns personagens e aversão por outros.

Na trama, somos apresentados a Seok-woo (Gong Yoo), analista financeiro de uma grande empresa, workholic, divorciado, que dedica seu tempo ao trabalho, negligenciando sua filha Soo-an (Kim Su-an).
Ele é tão negligente que chegou a dar até um presente repetido no aniversário da menina. Para compensar, atende o pedido de Soo-an em levá-la a Busan em seu aniversário, para que passe o dia com a mãe. 
Pai e filha se juntam a um grupo de pessoas, que está viajando em um trem de alta velocidade, de Seul para Busan, quando um vírus letal começa a se espalhar pela Coreia, transformando os infectados em zumbis.
A distância a ser percorrida entre uma cidade e outra é de 453 quilômetros. Chegar em seu destino final é fundamental, pois notícias informaram que a cidade obteve êxito na contenção da epidemia, mas a viagem não será nada fácil, uma vez que um dos zumbis conseguiu entrar no trem, antes mesmo que ele desse a partida e acabou espalhando o vírus entre os passageiros.
"Invasão Zumbi" é sem sombra de dúvidas, um dos melhores filmes do subgênero. O longa mexe com as emoções do público. O clima tenso e o perigo são constantes, deixando o espectador inquieto. A disseminação do vírus é rápida e letal, quem é infectado se torna zumbi quase instantaneamente. Acompanhamos o desenrolar dos fatos com uma sensação de claustrofobia extrema, não há tempo para respirar nem para pensar, ficamos apreensivos e nos comovemos em diversos momentos.
Os zumbis que vemos neste filme são medonhos, além de serem extremamente rápidos, a caracterização causa arrepios. Destaque apara a maquiagem muito bem feita. 
Mas em "Invasão Zumbi", os vilões não são apenas os zumbis, alguns humanos dentro do grupo de Seok-woo também são tão maléficos como os infectados. Já mencionei isso em outros filmes e reafirmo, é durante a luta pela sobrevivência que as pessoas revelam suas verdadeiras faces. Fica mais fácil sentir empatia pelos zumbis do que por alguns humanos.
Tudo funciona perfeitamente no filme, a direção é precisa, o roteiro é conciso, as atuações são excelentes, a fotografia numa paleta de cores frias deixa o longa ainda mais angustiante. Também merece ser destacado as performances dos dublês, eles se jogam de cabeça, literalmente, em seus papeis.
Os minutos finais são atordoantes, o diretor define os destinos dos seus personagens, mas oferece ao público hipóteses. "Invasão Zumbi" é um filme que arranca do espectador todo tipo de sensação, proporciona sustos, causa risos, deixa enraivecido e faz escorrer algumas lágrimas pelo rosto. Sem dúvida, é um filme memorável que entra fácil para a lista de favoritos de muitos fãs do gênero.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 118 minutos
Categorias: Terror, Drama, Ação, Thriller
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0