18/10/2017

50 Filmes Sobre Jornalismo - Parte 2

Selecionei 50 títulos dos mais variados gêneros e organizei a lista em 10 postagens com cinco filmes em cada post, ordenada conforme eu for assistindo os filmes indicados. Prepare a pipoca, a poltrona e boa diversão.

Filme: "O Abutre (2014)" - Estados Unidos da América

"Meu lema é: Se você quer ganhar na loteria, tem que conseguir dinheiro para comprar o bilhete."
"Nightcrawler" foi dirigido por Dan Gilroy. Na trama, conhecemos Lou Bloom, um jovem determinado e desesperado por trabalho que descobre o mundo em alta velocidade do jornalismo sensacionalista em Los Angeles. Ao encontrar equipes de filmagem freelances à caça de acidentes, incêndios, assassinatos e outras desgraças, Lou entra no reino perigoso e predatório dos nightcrawlings - as minhocas que só saem da terra à noite. Confira mais detalhes do filme em O Abutre.


Filme: "Cidade de Deus (2002)" - Brasil, França

"Quem cria cobra amanhece picado."
"Cidade de Deus" foi dirigido por Fernando Meireles. Um grande sucesso nacional e mundial, que relata a história do garoto Buscapé que vive cercado pela violência. Ele mora na favela Cidade de Deus e seu maior medo é cair no mundo do crime, porém, sua sensibilidade e talento com fotografias transformam sua vida. Confira mais detalhes do filme em Cidade de Deus.


Filme: "A Princesa e o Plebeu (1953)" - Estados Unidos da América

"Guardarei a lembrança da minha visita por toda a minha vida."
"Roman Holiday" foi dirigido por William Wyler. Nessa trama deliciosa de assistir acompanhamos as peripécias da Princesa Ann que está visitando Roma. Cansada de todos os seus compromissos reais, ela decide fugir do local onde estava hospedada e acaba dormindo num banco de praça. O repórter Joe Bradley encontra a moça, mas não a reconhece e leva para casa. No dia seguinte ele descobre que está hospedando uma princesa e decide passar o dia todo ao lado da garota e ambos vão viver um dia inesquecível. Confira mais detalhes do filme em A Princesa e o Plebeu.


Filme: "Rede de Intrigas (1976)" - Estados Unidos da América

"Eu estou muito bravo e não vou mais aguentar isso!"
"Network" foi dirigido por Sidney Lumet. O âncora Howard Beale recebe a notícia de que está demitido em razão dos seus baixos índices de audiência. Um dia, com o programa no ar, comunica a sua saída da emissora e avisa que se matará ao vivo na próxima semana. É imediatamente afastado, mas diante dos apelos do público a emissora decide voltar atrás. A partir de então ele passa a encarnar o profeta louco e seu comportamento insano tem recepção altamente positiva. As pessoas responsáveis pela sua ascensão, no entanto, agora precisam encontrar uma forma de detê-lo.


Filme: "Reds (1981)" - Estados Unidos da América

"Se é assim que se portam os cristãos decentes e temerosos a Deus, fico com os ateus."
"Reds" foi dirigido por Warren Beatty. Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, John Reed, um jornalista americano, conhece Louise Bryant, mulher casada que larga o marido para ficar com ele e se torna uma importante feminista. Os dois se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta à América esperando liderar uma revolução semelhante.


Filme: "O Show de Truman - O Show da Vida (1998)" - Estados Unidos da América

"Aceitamos a realidade do mundo no qual estamos presentes."
"The Truman Show" foi dirigido por Peter Weir. Conhecemos Truman Burbank é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank. Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren, ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.

3 comentários:

  1. Olá Scheila.

    Por acaso estou tendo contato agora com você. Aparentemente serei um seguidor de suas dicas. Estou numa fase da vida que procuro preencher meu tempo com situações agradaveis e CINEMA sempre foi uma paixão. Muito grato!

    ResponderExcluir
  2. Essa sua primeira lista que recebo é show. Aguardo mais...

    Grato,

    Wilson

    ResponderExcluir