21/08/2017

Filme: "Distrito 9 (2009)"

"Nós só queremos ir para casa."

"District 9" é uma excelente ficção científica do diretor Neil Blomkamp que também assina o roteiro em parceria com Terri Tatchell. Lançado em 2009, essa ficção científica revolucionou o gênero tão explorado, mas jamais mostrado, até então, com tamanha ousadia e originalidade. A produção ficou nas mãos de Peter Jackson e Carolynne Cunningham, e concorreu o Oscar nas Categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais.

A trama inicia como um documentário relatando sobre o caos que a capital da África do Sul se tornou depois de um inusitado acontecimento. Há 28 anos, uma nave parou sobre a cidade de Joanesburgo. As autoridades invadem a nave e encontram alienígenas desnutridos, então retiram todos eles e os levam para uma área isolada, o Distrito 9, exatamente abaixo da nave.
Lá, os alienígenas são abandonados à própria sorte, no entanto, as fugas se tornam constante e, fora do Distrito 9, eles acabam destruindo tudo o que veem pela frente, transformando a cidade num grande caos.
A população pressiona, e um setor específico é criado pelo governo a fim de pacificar a relação entre alienígenas e humanos. Uma equipe é destinada para recolher a assinatura dos alienígenas, e dessa forma, enviá-los para o Distrito 10 - um local planejado e organizado para melhorar a vida dessas criaturas.
O escolhido para liderar a missão é que o genro do presidente da Companhia, Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley). O local onde os alienígenas residem se assemelha à favelas, e ao invadir um barraco, Wikus encontra uma espécie de laboratório. Descuidadamente, ele pega um cilindro que acaba jorrando um líquido em seu rosto.
Passado algum tempo, Wikus começa a sentir-se mal, ele pensa que seja algum alimento que não lhe fez bem. Ao retornar para casa, ele continua mal e decide procurar o hospital, lá, descobre que está passando por uma mutação, se tornando uma espécie de alienígena.
Desesperado, foge para o único lugar onde não seria descoberto, o Distrito 9. Entretanto, é constantemente perseguido, até que é capturado e torturado pela mesma empresa que trabalhava. Wikus descobre então as verdadeiras intenções das autoridades em relação aos alienígenas.
"Distrito 9" é uma ficção científica que traz em seu enredo uma crítica social pesada, sendo um estudo interessantíssimo sobre as consequências do choque entre raças ou sociedades. Também é um ótimo suspense, os últimos 30 minutos de filme são tensos e recheados de excelentes cenas de ação. Mas o filme também tem seus momentos cômicos que consegue entreter o espectador, mérito ao ator Sharlto Copley que consegue arrancar risos do público com seu jeito desastrado em cenas recheadas de ironia e humor negro.
O diretor recriou tudo aquilo que sabíamos sobre alienígenas, mudando o ponto de vida e nos presenteando com uma história original, hipnotizante e bem elaborada. "Distrito 9" é mais uma prova que não é necessário orçamentos exorbitantes para produzir ótimos filmes. Basta uma boa ideia nas mãos das pessoas certas. 
Mais detalhes sobre o filme na página do IMDb

Duração: 112 minutos
Categorias: Ficção Científica, Ação, Thriller
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário