15/08/2017

Filme: "Colateral (2004)"

"Será que todo taxista de Los Angeles dá uma de Freud?"

"Collateral" é um ótimo suspense policial do diretor Michael Mann, roteirizado por Stuart Beattie. Lançado em 2004, o filme recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Edição. Ganhou o BAFTA na categoria de Melhor Fotografia, e recebeu indicação de Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Edição, Melhor Roteiro Original e Melhor Som, também recebeu indicação ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

Na trama, conhecemos Max Durocher (Jamie Foxx), motorista de taxi que trabalha há 12 anos e já transportou em seu veículo todo tipo de passageiro. Contudo, certa noite embarca em seu táxi um homem chamado Vincent (Tom Cruise), aparentemente é um passageiro como outro qualquer, mas só aparentemente.

Vincent pede para ser levado a um prédio de apartamentos, depois paga uma boa quantia em dinheiro para que Max seja seu motorista nas próximas paradas. No entanto, Vincent é um assassino profissional contratado por um cartel do narcotráfico, que está prestes a ser condenado por um júri federal.
Vincent foi contratado para matar cinco testemunhas, todas deporiam num julgamento no dia seguinte, e espera que Max o ajude a fugir da polícia local e do FBI, logo após cometer os assassinatos. O taxista é totalmente contra a "profissão" de Vincent, mas este o obriga a seguir suas ordens.
Após uma discussão com Vincent, Max descobre quem será a próxima vítima e precisará correr contra o tempo para salvar a testemunha e também sua própria vida.
"Colateral" foi um filme que me surpreendeu, o inicio tem um ritmo lento, mas logo engrena e a tensão começa a dominar toda a obra. Tem direção competente e atuações ótimas, principalmente do ator Jamie Foxx que faz um trabalho sólido e coeso ao lado de Cruise. Vale destacar também a fotografia arrebatadora que lembra os grandes filmes noir e para dar um toque especial tem uma trilha sonora escolhida a dedo.
"Colateral" não é nenhuma obra-prima, tem seus defeitos, mesmo assim é um filme muito bom, cheio de adrenalina e momentos tensos que merece ser assistido por todos os apreciadores do gênero.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 115 minutos
Categorias: Policial, Suspense, Drama
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,1



Nenhum comentário:

Postar um comentário