07/08/2017

9 Filmes Sobre Misantropia

Misantropia é uma aversão ao ser humano e à natureza humana no geral. A pessoa misantropa desconfia da humanidade de uma forma completamente generalizada. Existem vários filmes que falam deste assunto, que particularmente considero bem interessante por render ótimas reflexões. Selecionei nove filmes que o tema principal é a misantropia. 

Filme: "Dogville (2003)" - Alemanha, Dinamarca, Finlândia, França, Itália, Noruega, Holanda

"Os habitantes de Dogville não param de me surpreender."
"Dogville" foi dirigido por Lars von Trier. Durante a época da grande depressão, Grace, uma fugitiva da máfia, encontra abrigo numa pacata cidadezinha chamada Dogville. Os habitantes no começo se mostram receptivos e bondosos com a nova moradora, mas aos poucos são reveladas as verdadeiras intenções da vila com a frágil forasteira, em um crescimento insuportável de exploração e humilhação. Confira mais detalhes do filme em Dogville.



Filme: "O Cavalo de Turim (2011)" - Hungria, Suíça, Alemanha, França

Um silêncio de morte lá fora, a tempestade amainou. Um silêncio de morte reina na casa também."
"A Torinói ló" foi dirigido por Béla Tarr. Na trama, velho fazendeiro Ohlsdorfer e sua filha dividem um cotidiano dominado pela monotonia. A realidade dos dois é observada pela vista da janela e as mudanças são raras. Enquanto isso, o cavalo da família se recusa a comer e a andar. O filme é uma recriação do que teria ocorrido com o animal após ter sido salvo da tortura pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche durante uma viagem a Turim, na Itália. Confira mais detalhes do filme em O Cavalo de Turim.


Filme: "Sangue Negro (2007)" - Estados Unidos da América

"Sou competitivo por natureza. Não quero que ninguém tenha sucesso. Odeio a maioria das pessoas. Às vezes, olho pras pessoas e não vejo nada de agradável nelas."
"There Will Be Blood" foi dirigido por Paul Thomas Anderson. O ambicioso Daniel Plainview e seu filho são caçadores de petróleo, que perfuram poços na Califórnia no início do século XX. Eles são desafiados por um jovem pastor, Eli Sunday, cuja ambição pessoal é confrontada por Plainvew. A luta entre os dois é o centro dessa conflitante, trágica e histórica jornada ao abismo da loucura casada pela corrupção, fraude e petróleo. Confira mais detalhes do filme em Sangue Negro.


Filme: "Aconteceu Perto da Sua Casa (1992)" - Bélgica

"Se você mata uma baleia, será perseguido pelos ecólogos, pelo Greenpeace, pelo comandante Custeau... mas se você fatura um cardume de sardinhas, garanto, eles te ajudam a carregá-las."
"C'est Arrivé près de Chez Vous" foi dirigido por Rémy Belvaux, André Bonzel e Vincent Tavier. Uma equipe de filmagens começa a acompanhar um ladrão e serial killer chamado Ben. No entanto, à medida que Ben vai cometendo seus atos criminosos, ele vai envolvendo toda a equipe nessa trama de sangue, tornando-os seus cúmplices. Ele passa a os ajudar financeiramente, e até dá palpites de qual ângulo poderia ficar melhor ou pergunta qual filme tal cena de assassinato se parece. Quando a equipe percebe o perigo e a seriedade da situação, eles começam a se perguntar o que estão realmente fazendo. Confira mais detalhes do filme em Aconteceu Perto da Sua Casa.


Filme: "O Abutre (2014)" - Estados Unidos da América

"Meu lema é: Se você quer ganhar na loteria, tem que conseguir dinheiro para comprar o bilhete."
"Nightcrawler" foi dirigido por Dan Gilroy. Na trama, conhecemos Lou Bloom, um jovem determinado e desesperado por trabalho que descobre o mundo em alta velocidade do jornalismo sensacionalista em Los Angeles. Ao encontrar equipes de filmagem freelances à caça de acidentes, incêndios, assassinatos e outras desgraças, Lou entra no reino perigoso e predatório dos nightcrawlings - as minhocas que só saem da terra à noite. Confira mais detalhes do filme em O Abutre.


Filme: "Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)" - Estados Unidos da América

"... e aí eu acordei!"
"No Country for Old Men" foi dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen. Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss, que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh, um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell. Confira mais detalhes do filme em Onde os Fracos Não Têm Vez.


Filme: "Gosto de Cereja (1997)" - França, Irã

"Veja a palavra 'suicídio': ela não foi feita para os dicionários. Precisa ter uma aplicação prática."
"Ta'm e Guilass" foi dirigido por Abbas Kiarostami. Senhor Badii, um homem de seus cinquenta anos, está vagando em seu carro por pontos da cidade onde desempregados se oferecem para trabalhos avulsos e ocasionais. Ele tenta encontrar, em meio àquela gente, alguém disposto a entrar no seu carro e aceitar uma boa soma de dinheiro em troca de um pequeno favor… Passa, então, a dialogar com uma série de personagens que recebem a sua proposta com reações as mais variadas. Confira mais detalhes do filme em Gosto de Cereja.


Filme: "Violência Gratuita (1997)" - Áustria

"Porque vocês estão fazendo isso?"
"Funny Games" foi dirigido por Michael Haneke. Esse filme pavoroso relata a história de uma família que resolve passar as férias numa cada de campo na Áustria, mas eles são surpreendidos por dois jovens psicopatas que iniciam um jogo perverso que inclui torturas e muito violência. Confira mais detalhes do filme em Violência Gratuita.


Filme: "Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963)" - Brasil

"Sertão vai virar mar e o mar virar sertão."
"Deus e o Diabo na Terra do Sol" foi dirigido por Glauber Rocha e é considerado uma obra-prima do cinema nacional. Conta a história de Manuel, um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes , um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato. Confira mais detalhes do filme em Deus e o Diabo na Terra do Sol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Correspondente