14/07/2017

150 Filmes Sobre a Segunda Guerra Mundial (Parte 1)

A Segunda Guerra Mundial é a maior catástrofe provocada pelo homem em toda sua história. O conflito envolveu 72 nações, de forma direta ou indiretamente, somando um número assustador de mortos e feridos. E o cinema, ao longo dos anos, tem produzido filmes espetaculares, e essenciais, para que o conflito jamais caia no esquecimento. Há uma infinidade de temas e subtemas que já renderam clássicos inesquecíveis.

Por ser um dos meus gêneros preferidos, resolvi selecionar 150 filmes (que já assistique se passam durante o período da Segunda Guerra Mundial. A lista será dividida em trinta postagens com cinco filmes em cada post. Confira a 1ª parte da lista e prepare a pipoca e os nervos.


Filme: "O Pianista (2002)" - Alemanha, França, Polônia, Reino Unido

"A partir de amanhã terei que começar uma vida nova. Como recomeçar a viver tendo apenas a morte atrás de mim? Que energia vital poderia tirar da morte?"
"The Pianist" foi dirigido por Roman Polanski. No momento em que o pianista Wladyslau Szpilman interpretava grandes clássicos em Varsóvia, na Polônia, algumas bombas começam a cair sobre a cidade. Rapidamente, os nazistas invadem Varsóvia e colocam restrições aos judeus poloneses. Nesse filme acompanhamos o surgimento do Gueto de Varsóvia e assistimos perplexos, a perseguição aos judeus e o envio das pessoas para os campos de concentração. Confira mais detalhes do filme em O Pianista.


Filme: "Quando Voam as Cegonhas (1957)" - Rússia

"É humano esperar coisas boas."
"Letyat Zhuravli" foi dirigido por Mikhail Kalatozov. Esse drama trás uma linda história de amor destruída pela guerra. Boris e Veronika são completamente apaixonados um pelo outro e fazem vários planos para o futuro, mas com o início Segunda Guerra Mundial, Boris vai lutar nos campos de batalha. Mesmo com todas as notícias tristes que Veronika recebe sobre Boris, ela jamais perdeu a esperança de reencontrar seu grande amor. Confira mais detalhes do filme em Quando Voam as Cegonhas.



Filme: "A Lista de Schindler (1993)" - Estados Unidos da América

"Essa lista é a essência do bem."
"Schindler's List" foi dirigido por Steven Spielberg. Um filme inspirador que nos apresenta Oskar Schindler, um comerciante do mercado negro e viveu na época da Segunda Guerra Mundial. Ele possuía um bom relacionamento com os nazistas, mas acima de tudo, Oskar tinha um raro caráter, ele amava o ser humano ao ponto de perder toda a sua fortuna para salvar mais de mil judeus dos campos de concentração. Confira mais detalhes do filme em A Lista de Schindler.



Filme: "Túmulo dos Vagalumes (1988)" - Japão

"Porque os vaga-lumes morrem tão cedo?"
"Hotaru no Haka" foi dirigido por Isao Takahata. Narra a trágica história que atinge dois irmãos, Setsuko e Seita vivem no Japão durante a época da guerra que, após tornarem-se órfãos por causa do conflito (sua mãe morreu e seu pai está desaparecido), vão parar na casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato. Quando Setsuko, a irmãzinha caçula, adoece gravemente, seu irmão deve se virar para conseguir ajuda para a menina, mas os tempos são difíceis e mesmo um pouco de comida pode ser difícil encontrar. Confira mais detalhes do filme em Túmulo dos Vagalumes.


Filme: "O Filho de Saul (2015)" - Hungria

"Está brincando com nossas vidas!"
"Saul Fia" foi dirigido por László Nemes. 1944, campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. Saul é um judeu obrigado a trabalhar para os nazistas, sendo um dos responsáveis em limpar as câmaras de gás após dezenas de outros judeus serem mortos. Em meio à tensão do momento e às dificuldades inerentes desta tarefa, ele reconhece entre os mortos o corpo de seu próprio filho. Confira mais detalhes do filme em O Filho de Saul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário