Filme: "O Fugitivo (1932)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, junho 24, 2017

Filme: "O Fugitivo (1932)"

"E o que você faz para viver?..."

Impactante, é a melhor maneira de descrever "I Am a Fugitive from a Chain Gang", clássico dirigido por Mervyn LeRoy. Um filme de 1932 que continua tematicamente atual. O roteiro escrito por Robert E. Burns, Howard J. Green e Brown Holmes faz uma crítica severa e necessária aos sistemas judiciais e prisionais. Foi sucesso de público e de crítica, e concorreu o Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Som.

"I Am a Fugitive from a Chain Gang" foi o pioneiro dos famosos "filmes de prisão", inspirando, décadas mais tarde, dezenas de outros filmes. É um film-noir inovador - para a época - e com temática riquíssima perfeitamente plausível com a época atual.

Acompanhamos a trajetória de James Allen (Paul Muni), ele lutou na Primeira Guerra Mundial, e após o término da guerra, volta para sua terra natal carregando um sonho, ser engenheiro.
Em busca da realização deste sonho, James perambula de cidade em cidade, obtendo e perdendo empregos, e termina por virar um mendigo, chegando a passar fome. Um conhecido convida-o para entrar numa lanchonete, no entanto, James acaba sendo envolvido em um assalto. Com a chegada da polícia, James é preso em flagrante.
James é condenado injustamente à longa pena de trabalhos forçados em uma prisão chain gang - presos que trabalham acorrentados na Geórgia. Lá, é perseguido por gangues e castigado cruelmente por guardas sádicos.
Com a ajuda de outro prisioneiro, James consegue fugir e, pouco a pouco, se estabelece em Chicago, com seu nome alterado para Allen James, passa de mero servente de obras a um dos mais respeitados industriais da área, por seu mérito e trabalho.
No entanto, sua esposa Marie (Glenda Farrell) vasculha o passado de James e passa a chantageá-lo quando descobre a paixão que ele sente por Hellen (Helen Vinson). Decidido, James pede o divórcio e Marie cumpre a promessa, entregando-o à polícia.
James, então, é novamente preso, e extraditado para a Geórgia, sob promessa de cumprir uma pena de 3 meses e receber indulto. Os meses passam e seu indulto é negado, lhe prometem que em um ano ganhará a liberdade, e novamente tem seu benefício negado.
Desesperançoso, James planeja nova fuga, e, juntamente com seu companheiro de prisão Bomber Wells (Edward Ellis), conseguem escapar. Os anos passam, a polícia ainda procura por James mas ninguém sabe o seu paradeiro, até que um dia ele reaparece num dos desfechos mais impactantes e reflexivos do cinema.
"O Fugitivo" é daqueles filmes que jamais envelhece, aliás, o passar dos anos só o deixa ainda mais magistral. Traz uma temática forte, corajosa e dolorida, passei dias refletindo sobre a história do jovem sonhador que só queria ser um engenheiro, mas por estar em um local errado e com pessoas erradas, teve o curso de sua vida transformado para sempre. É um verdadeiro estudo de personagem e, principalmente, de como o meio interfere e determina diretamente na construção da personalidade moldando sua trajetória.
Filme soberbo, cativante do inicio ao fim, desses que não se fazem mais. "O Fugitivo" é uma obra-prima com um dos melhores finais, e deixa o questionamento: até quando uma pessoa íntegra será julgada e condenada por um crime que não cometeu?!
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 92 minutos
Categorias: Film-Noir, Drama, Policial, Clássico, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 10,0