26/06/2017

Filme: "Jackie (2016)"

"Pessoas perfeitas não conseguem mudar."

"Jackie" é um filme biográfico lançado em 2016 e contou com a direção do chileno Pablo Larraín. O roteiro de Noah Oppenheim narra os acontecimentos vividos por Jacqueline Kennedy nos quatro dias posteriores ao assassinato de seu marido, o então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. 

Já na estreia, o filme ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza. No Critics Choice Movie Awards ganhou nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Figurino e também faturou o BAFTA na categoria de Melhor Maquiagem, e recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz.

O filme inicia no momento que Jackie Kennedy (Natalie Portman) recebe em sua casa, o historiador e analista político Theodore H. White (Billy Crudup) para discutir o legado de seu marido John F. Kennedy (Caspar Phillipson), assassinado uma semana antes.
Jackie tinha 34 anos quando o seu marido foi eleito presidente dos Estados Unidos. Sua elegância a tornou instantaneamente num ícone da moda e rapidamente a transformou em uma das mulheres mais famosas do mundo. 
Porém, no dia 22 de Novembro de 1963, durante uma viagem de campanha a Dallas, John F. Kennedy é assassinado diante do público. Jackie presencia toda a cena, impactada e sem saber como ajudar o marido, simplesmente o abraça, sabendo que ele já está morto.
Traumatizada com a situação, Jackie enfrenta com muita força e elegância a dura semana que segue após o assassinato. Ela precisa consolar seus filhos, desocupar a Casa Branca que ela cuidadosamente restaurou e organizar o funeral do marido.
O clima pesado permeia durante toda a obra, "Jackie" é um filme dramático e visceral, é impossível assisti-lo sem passar outro filme na mente sobre a reação de cada pessoa próxima ou não da Casa Branca diante do acontecido. Cresci admirando Jacqueline Kennedy por sua elegância e também por sua força, e nesse sentido o filme não me decepcionou. Natalie Portman está perfeita no papel da primeira-dama, a semelhança é impressionante, passei o filme todo com a sensação de estar vendo diante da tela a própria Jackie Kennedy.
Jacqueline Kennedy x Natalie Portman
A fotografia é um dos pontos positivos desta obra. Filmado em 16 mm, o filme nos transporta para os anos 60 através de uma uma paleta de cores em tons pasteis que ao mesmo tempo reflete o estilo da época e os famosos figurinos de Jackie Kennedy, deixando no espectador uma sensação de regresso ao passado a um dos mais traumatizantes momentos da história dos Estados Unidos.
"Jackie" é um filme interessantíssimo sobre o 'mito de Camelot' recriado por Jacquline em meio à sua tristeza. Gostei e recomendo.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 100 minutos
Categorias: Biografia, Histórico, Drama
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 8,7


Nenhum comentário:

Postar um comentário