Filme: "Sargento York (1941)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, maio 17, 2017

Filme: "Sargento York (1941)"

"Os caminhos do Senhor se movem por meios misteriosos."

"Sergeant York" é um grande clássico lançado em 1941. O roteiro foi escrito por Harry Chandlee, Abem Finkel, John Huston e Howard Koch, baseado no diário de Alvin C. York e contou com a direção de Howard Hawks. Ganhou o Oscar nas categorias de Melhor Ator e Melhor Edição, além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia em Preto&Branco e Melhor Gravação de som, totalizando 11 nomeações.

A trama tem inicio em 1916, no Tennessee, Alvin York (Gary Cooper) vive com sua mãe (Margaret Wycherly) e os irmãos mais jovens, George (Dickie Moore) e Rosie (June Lockhart), numa fazenda. Juntamente com os amigos Ike Botkin (Ward Bond) e Buck Lipscomb (Noah Beery Jr.), Alvin é imbatível em jogos de tiro ao alvo.
Alvin vive farreando com os amigos, mas ao conhecer Gracie Williams (Joan Leslie), ele se apaixona e faz uma promessa a jovem que vai trabalhar para conseguir uma boa fazenda e, assim, poder casar-se com ela.
O rapaz participa de um concurso de tiro ao alvo, ganhando todos os prêmios, mas descobre que Zeb Andrews (Robert Porterfield) acabara de comprar as terras que ele almejava.
Desapontado, Alvin recebe do pastor Rosier Pile e volta a seguir a religião. Sua habilidade com o rifle chama a atenção do Oficial Comandante que lhe entrega um livro sobre a história dos EUA.
Após ler o livro, ele retorna ao exército convencido de que, muitas vezes, as pessoas devem lutar pela liberdade e pela Pátria. Em 8 de outubro de 1918, durante a ofensiva de Argonne, Alvin mata 28 soldados inimigos com 28 tiros além de capturar outros 132 soldados. O então soldado é promovido a Sargento York e agraciado com a Medalha de Honra pelo General Pershing.
"Sargento York" é um filme muito bonito visualmente e exalta os valores como companheirismo e patriotismo. Além da beleza estética, o que chamou bastante minha atenção nesta obra foi a mudança radical que Alvin York passa no decorrer da trama, lembrando que é baseado em uma história real. De beberão para um herói nacional, é uma mudança e tanto. 
Outro fato interessante que descobri sobre o filme é que o próprio Alvin C. York exigiu que ele fosse interpretado por Gary Cooper, e olha que o galã já estava com 40 anos, idade que não correspondia ao verdadeiro Alvin durante a Primeira Guerra Mundial. Outro detalhe interessante é que Joan Leslie tinha apenas 16 anos quando contracenou com Cooper no filme.
Enfim, "Sargento York" é um clássico sobre lutas que travamos com nós mesmos, também é um filme sobre orgulho, patriotismo, guerra e fé. Ótimo filme que recomendo sem ressalvas.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 134 minutos
Categorias: Biografia, Drama, Guerra, Histórico, Clássico, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,6