20/05/2017

9 Filmes Sobre o Jogo de Poder e Corrupção na Política

Estamos vivendo numa época que a cada hora que passa surgem novos escândalos e denúncias de corrupção. Independente da opção partidária, todos concordam que o Brasil vive uma crise política com tempo indeterminado. A sétima arte retrata em diversos filmes o jogo de poder e corrupção que que ocorre na política. Pensando nisso selecionei nove filmes para ajudar os espectadores a ficarem ainda mais informados sobre o tema. Confira a seguir os 9 filmes selecionados:

Filme: "A Mulher Faz o Homem (1939)" - Estados Unidos da América

"Quantas vezes eu já disse: Estou cheia de política."
"Mr. Smith Goes to Washington" foi dirigido por Frank Capra. Jefferson Smith é um homem humilde do interior que é convidado a se tornar senador dos Estados Unidos em Washington. Ao chegar lá, ele vai ver como a política é suja e como a maioria dos chefes de estado estão afundados nessa lama. Apesar de Smith ser um homem simples, ele não se acovarda perante aos outros, como quando depois de sofrer falsas acusações, fez um discurso de várias horas que o esgotou completamente. No meio dessa sujeira toda, o que ele acreditava em relação a bondade e ao caráter dos governantes fica totalmente ameaçado. Confira mais detalhes do filme em A Mulher Faz o Homem.


Filme: "Em Nome do Pai (1993) - Irlanda, Reino Unido

"A sabedoria é nosso martelo. A prudência será o prego."
"Name of the Father" foi dirigido por Jim Sheridan. Na década de 70, um atentado do IRA mata cinco pessoas num pub de Guildford, cidade próxima à Londres. Gerry Conlon é um jovem rebelde irlândes que acaba sendo injustamente acusado pelo crime, e pega prisão perpétua junto com outros três amigos. Giuseppe Conlon, seu pai, tenta ajudá-lo, mas é condenado também. Enquanto Gerry tem que desenterrar suas forças mais profundas para lidar com a injustiça de estar preso, ele consegue a ajuda da advogada Gareth Peirce, que passa a investigar as irregularidades do caso.


Filme: "O Grande Ditador (1940)" - Estados Unidos da América

"Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontrares, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz..."
"The Great Dictator" foi dirigido por Charles Chaplin. Quando Adenoid Hynkel assume o governo de Tomainia, ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu, que está hospitalizado devido à participação em uma batalha na Primeira Guerra Mundial. Ele recebe alta, mesmo sofrendo de amnésia sobre o que aconteceu na guerra. Por ser judeu, passa a ser perseguido e precisa viver no gueto. Lá conhece a lavadora Hannah, por quem se apaixona. A vida dos judeus é monitorizada pela guarda de Hynkel, que tem planos de dominar o mundo. Confira mais detalhes do filme em O Grande Ditador.


Filme: "Los Angeles - Cidade Proibida (1997)" - Estados Unidos da América

"É, você poderia pensar que este lugar é o Jardim do Éden. Mas há problemas no paraíso."
"L.A. Confidential"  foi dirigido por Curtis Hanson. Los Angeles, anos 50. Uma cidade dominada pela corrupção, traição e perigosas paixões. Este é o mundo dos policiais Ed Exley e Bud White que investigam um caso de assassinato ao lado do famoso detetive Jack Vincennes. Dois homens completamente opostos com apenas uma coisa em comum: a misteriosa Lynn Bracken.  Confira mais detalhes do filme em Los Angeles - Cidade Proibida.


Filme: "V de Vingança (2005)" - Alemanha, Estados Unidos da América

"O barulho é relativo ao silêncio que o procede, quanto mais a absoluta quietude, mas devastadoras as palmas."
"V for Vendetta" foi dirigido por James McTeigue. Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond. Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V, que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país. Confira mais detalhes do filme em V de Vingança.


Filme: "A Queda - As Últimas Horas de Hitler (2004)" - Alemanha, Áustria, Itália

"Ele é sempre nervoso assim? Não, só quando ele tem que ser o Fuhrer."
"Der Untergang" foi dirigido por Oliver Hirschdiegel. O filme retratou os últimos 10 dias de vida do maior ditador e mais perverso de todos, Adolf Hitler. A sua luta para manter o nazismo forte, as contantes reuniões no bunker, a traição daqueles que o cercavam... O cerco se fechou e Hitler ficou isolado e no dia 30 de abril de 1945, Hitler e sua esposa Eva Braun cometem suicídio e o nazismo chegava ao fim. Confira mais detalhes do filme em A Queda - As Últimas Horas de Hitler.


Filme: "Chinatown (1974)" - Estados Unidos da América


"Muitas pessoas não encaram o fato que, no lugar certo, na hora certa, elas são capazes de qualquer coisa."
"Chinatown" foi dirigido por Roman Polanski. Esse Neo-Noir envolvente gira em tono do detetive particular J.J. Gittes que é especialista em casos matrimoniais. Ele é procurado pela esposa do engenheiro-chefe da Companhia de Águas e Energia que acredita que seu marido tem uma amante. O detetive descobre que o engenheiro se encontra com uma jovem, ele acaba publicando fotos no jornal e logo aparece a verdadeira esposa deste engenheiro dizendo que irá processá-lo. O engenheiro é encontrado morto e o detetive se vê dentro de um jogo muito perigoso que envolve poder e muitos segredos. Confira mais detalhes do filme em Chinatown.


Filme: "Persépolis (2007)" - França, EUA

"É o medo que nos faz perder a nossa consciência. Também é ela que nos transforma em covardes."
"Persepolis" foi dirigido por Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud. A garotinha Marjane Satrapi, de 8 anos, sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária. Confira mais detalhes do filme em Persépolis.


Filme: "Gangues de Nova York (2002)" - Estados Unidos da América

"Se você não é forte, é melhor ser esperto."
"Gangs of New York" foi dirigido por Martin Scorsese. A história se passa em Nova York do século XIX, uma cidade ainda em formação completamente tomada por gangues que atuavam nas mais variadas camadas Da sociedade. Amsterdam é um jovem rapaz que não sabe sua própria idade e que perdeu o pai ainda na infância em uma sangrenta batalha. Anos mais tarde, Amsterdam resolve voltar às “Cinco Pontas”, o local mais famoso da cidade, uma verdadeira visão do caos, em busca da sua vingança contra Bill, O Açougueiro, que havia matado seu pai, o padre Vallon. Confira mais detalhes do filme em Gangues de Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário