Filme: "O Mistério da Torre (1951)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, abril 08, 2017

Filme: "O Mistério da Torre (1951)"

"O ouro é o soberano de todos os soberanos."

"The Lavender Hill Mob" é uma das melhores comédias britânicas da década de 50 que já assisti. O filme é recheado de cenas engraçadíssimas, a sequência que acontece na Torre Eiffel é magnífica, é impossível não dar boas gargalhadas assistindo o desespero dos dois ladões protagonistas tentando recuperar as estatuetas.

Roteirizado por T.E.B. Clarke e dirigido pelo cineasta Charles Crichton, este filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original e foi indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Também ganhou o BAFTA de Melhor Filme Britânico. O lançamento aconteceu em 1951.

A história se passa em Londres. Logo de inicio vemos Henry Holland (Alec Guinness) trabalhando para o Banco da Inglaterra. Notamos que ele é um funcionário antigo do Banco, sua função é supervisionar os serviços de recebimento de lingotes de ouro, fiscalizar na refinaria sua produção e acompanhar o transporte dos mesmos até os cofres do Banco.
Certa noite ele conhece o Sr. Alfred Pendlebury (Stanley Holloway), proprietário de uma fundição que produz souvenires para exportação, Holland tem a ideia de desviar um furgão, roubar todo o ouro e transformar os lingotes em estatuetas da Torres Eiffel e exportar para Paris.
No entanto, seu chefe lhe avisa que ele foi transferido para o Setor de Câmbio, assim poderá se livrar das incômodas viagens de furgão. Decidido a colocar seus planos ilícitos em prática, Holland diz ao chefe que tem medo de não se adequar às novas mudanças e prefere continuar na função que já exerce.
Ao encontrar-se com Pendlebury na fundição, Holland avisa o amigo que precisa apressar seus planos, pois só ficará no atual cargo por mais uma semana. Eles contratam dois ladrões profissionais, Lackery (Sidney James) e Shorty Fisher (Alfie Bass), para os ajudarem no roubo do ouro.
Tudo é estudado minunciosamente e a operação é feita com sucesso, inclusive deixando Holland amarrado e com os olhos vendados. 
Os jornais estampam como manchete principal a história do roubo milionário. Ninguém desconfia de Holland, enquanto ele é homenageado no Banco, sua quadrilha transforma o ouro em estatuetas que são despachadas para Paris.
Saindo de férias pelo Banco, Holland viaja à Paris em companhia do Sr. Pendlebury, onde descobrem que seis estatuetas de ouro foram vendidas por engano a um grupo de estudantes inglesas. A partir desse momento, a confusão está lançada, com direito a roubo de um carro da polícia e perseguição pelas ruas da cidade.
"O Mistério da Torre" é um filme pouco conhecido por ser raro, mas que traz em seu enredo um humor refinado que agrada todos os espectadores que assistem. O filme também marca a estreia de Audrey Hepburn no cinema, ela aparece numa sequencia que não chega a um minuto.
Se você quer assistir uma boa comédia, então assista "O Mistério da Torre" e dê muitas gargalhadas. Eu gostei e recomendo.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 88 minutos
Categorias: Comédia, Policial
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 9,3