04/04/2017

Filme: "A Bela e a Fera (1991)"

"São os seus defeitos que fazem de você uma pessoa única."

Dentre os clássicos animados da Disney, "Beauty and the Beast", é sem dúvida alguma, um dos mais belos. O filme conta uma história bastante conhecida, mas de uma forma mágica que remete o espectador à magia da Era de Ouro da Disney. 

Lançado em 1991 no Festival de Cinema de Nova Iorque, este filme chegou imponente, foi sucesso absoluto de bilheterias e conquistou o Oscar nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original por "Beauty and the Beast". Também recebeu indicações de Melhor Filme, Melhor Mixagem de Som e Melhor Canção Original por "Belle" e "Be Our Guest". Ganhou o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original por "Beauty and the Beast", foi indicado também na categoria de Melhor Canção Original por "Be Our Guest". Conquistou cinco Grammy e outras duas indicações, entre outros prêmios importantes. Em 2002, o filme foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso por ser "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante".

Baseado no conto de fadas de mesmo nome escrito por Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont e inspirado no filme francês de Jean Cocteau, de 1946, esta obra contou com a direção de Gary Trousdale e Kirk Wise, e foi roteirizado por Linda Woolverton. Na trama, acompanhamos a história de Belle (Paige O’Hara), uma garota entediada com a vida provinciana de uma pequena cidade francesa.
Na mesma cidade vive também o galã Gastón (Richard White) que, apesar de derreter os corações das outras meninas, não consegue conquistá-la devido seu jeito grosseiro e ego exaltado.
Certo dia, seu pai Maurice (Rex Everhart) viaja para expor uma de suas invenções e acaba perdendo-se na floresta e é atacado por lobos.
Desesperado, Maurice procura abrigo em um castelo onde vive uma temível Fera (Bobby Benson), que precisa ser correspondido por um amor verdadeiro, e assim quebrar um feitiço terrível feito por uma feiticeira poderosa. 
Contudo, ele acaba se tornando prisioneiro da Fera. Ao perceber que algo ruim aconteceu com seu pai, Belle decide procurá-lo e encontra o castelo. Lá, a garota vê a Fera e faz um acordo com ele: se seu pai fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre.
A Fera concorda. Todos os moradores do castelo - que foram transformados em objetos falantes - veem em Belle a chance do terrível feitiço ser quebrado.
Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito.
"A Bela e a Fera" foi o primeiro longa-metragem de animação a receber indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme. Indicação mais que merecida, e só não ganhou a estatueta porque concorreu com outros filmes excelentes. Esta obra-prima atemporal consegue nos aprisionar na trama já nos primeiros segundos ao contar como a Fera se tornou uma criatura assustadora, utilizando belos vitrais com arte no estilo medieval, garantindo o tom de ancestralidade desse conto.
Outro destaque é para a direção de arte que criou cenários belíssimos, um verdadeiro vislumbre aos olhos. Os traços foram feitos no estilo tradicional, com tinta e papel e à mão, com apenas algumas sequencias sendo feitas com auxilio de tecnologia digital. Parece simples mas não é, o processo trabalhoso é extremamente trabalhoso, e o resultado foi o mais perfeito possível.
A trilha sonora de Alan Menken é fabulosa, uma canção mais linda que a outra, todas as canções casam perfeitamente com a narrativa e até quem não gosta de musicais acaba se rendendo a essa bela animação. 
"A Bela e a Fera" é um filme que transborda encantamento, um clássico dos anos 90 que conquistou crianças, adultos e idosos e continuará conquistando muitas pessoas pelas próximas décadas. É daqueles filmes que vale a pena rever várias vezes.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 84 minutos
Categorias: Animação, Família, Romance, Fantasia, Clássico
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Correspondente