Filme: "A Bela e a Fera (1991)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, abril 04, 2017

Filme: "A Bela e a Fera (1991)"

A Bela e a Fera (1991)
"São os seus defeitos que fazem de você uma pessoa única."

Dentre os clássicos animados da Disney, "Beauty and the Beast", é sem dúvida alguma, um dos mais belos. O filme conta uma história bastante conhecida, mas de uma forma mágica que remete o espectador à magia da Era de Ouro da Disney

Lançado em 1991 no Festival de Cinema de Nova Iorque, este filme chegou imponente, foi sucesso absoluto de bilheterias e conquistou o Oscar nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original por "Beauty and the Beast". Também recebeu indicações de Melhor Filme, Melhor Mixagem de Som e Melhor Canção Original por "Belle" e "Be Our Guest". Conquistou cinco Grammy e outras duas indicações, entre outros prêmios importantes. Em 2002, o filme foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso por ser "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante".

A Bela e a Fera (1991)
Baseado no conto de fadas de mesmo nome escrito por Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont e inspirado no filme francês de Jean Cocteau, de 1946, esta obra contou com a direção de Gary Trousdale e Kirk Wise, e foi roteirizado por Linda Woolverton. Na trama, acompanhamos a história de Belle (Paige O’Hara), uma garota entediada com a vida provinciana de uma pequena cidade francesa.
A Bela e a Fera (1991)
Na mesma cidade vive também o galã Gastón (Richard White) que, apesar de derreter os corações das outras meninas, não consegue conquistá-la devido seu jeito grosseiro e ego exaltado.
A Bela e a Fera (1991)
Certo dia, seu pai Maurice (Rex Everhart) viaja para expor uma de suas invenções e acaba perdendo-se na floresta e é atacado por lobos.
A Bela e a Fera (1991)
Desesperado, Maurice procura abrigo em um castelo onde vive uma temível Fera (Bobby Benson), que precisa ser correspondido por um amor verdadeiro, e assim quebrar um feitiço terrível feito por uma feiticeira poderosa. 
A Bela e a Fera (1991)
Contudo, ele acaba se tornando prisioneiro da Fera. Ao perceber que algo ruim aconteceu com seu pai, Belle decide procurá-lo e encontra o castelo. Lá, a garota vê a Fera e faz um acordo com ele: se seu pai fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre.
A Bela e a Fera (1991)
A Fera concorda. Todos os moradores do castelo - que foram transformados em objetos falantes - veem em Belle a chance do terrível feitiço ser quebrado.
A Bela e a Fera (1991)
Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito.
A Bela e a Fera (1991)
"A Bela e a Fera" foi o primeiro longa-metragem de animação a receber indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme. Indicação mais que merecida, e só não ganhou a estatueta porque concorreu com outros filmes excelentes. Esta obra-prima atemporal consegue nos aprisionar na trama já nos primeiros segundos ao contar como a Fera se tornou uma criatura assustadora, utilizando belos vitrais com arte no estilo medieval, garantindo o tom de ancestralidade desse conto.
A Bela e a Fera (1991)
Outro destaque é para a direção de arte que criou cenários belíssimos, um verdadeiro vislumbre aos olhos. Os traços foram feitos no estilo tradicional, com tinta e papel e à mão, com apenas algumas sequencias sendo feitas com auxilio de tecnologia digital. Parece simples mas não é, o processo trabalhoso é extremamente trabalhoso, e o resultado foi o mais perfeito possível.
A Bela e a Fera (1991)
A trilha sonora de Alan Menken é fabulosa, uma canção mais linda que a outra, todas as canções casam perfeitamente com a narrativa e até quem não gosta de musicais acaba se rendendo a essa bela animação
A Bela e a Fera (1991)
"A Bela e a Fera" é um filme que transborda encantamento, um clássico dos anos 90 que conquistou crianças, adultos e idosos e continuará conquistando muitas pessoas pelas próximas décadas. É daqueles filmes que vale a pena rever várias vezes.
A Bela e a Fera (1991)

Duração: 84 minutos
Categorias: Animação, Família, Romance, Fantasia, Clássico
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0