27/03/2017

Filme: "Anjos do Inferno (1930)"

"O que é uma palavra comparada a vida, a única vida que vocês tem!"

"Hell's Angels" é considerado uma das produções mais caras já produzidas, com um orçamento de aproximadamente US$ 3,8 milhões, lembrando que o lançamento aconteceu em 1930. Escrito e dirigido pelo bilionário cineasta Howard Hughes, as gravações haviam iniciado em 1927, porém, após o lançamento do filme "O Cantor de Jazz" {primeiro filme totalmente falado}, Hughes cancelou a produção e anuncia que "Anjos do Inferno" seria o primeiro filme bélico sonoro. Mas, este filme também traz em seu histórico algumas tragédias. O cineasta exigia o máximo de realismo, principalmente nas cenas aéreas, isso acabou provocando diversos acidentes durante as gravações, inclusive com morte de pilotos.

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu perfil no VK para quem desejar assistir online ou fazer download. Para assistir clique AQUI.
A trama inicia pouco antes da Primeira Guerra Mundial, e apresenta a história dos irmãos ingleses Roy (James Hall) e Monte Rutledge (Ben Lyon) estudantes de Oxford que tem em comum o amigo alemão Karl Armstedt (John Darrow).
Enquanto Monte só pensa em festas, bebidas e mulheres, seu irmão Roy vive somente para amar sua namorada Ellen (Jean Harlow). No entanto, Ellen não valoriza o apreço do seu namorado e só pensa em diversão.
Mas com o inicio da guerra, Roy e Monte se alistam no RAF (Real Air Force) onde encontram difíceis missões, entre elas, a de sobrevoar e bombardear territórios inimigos.
Karl, por sua vez, que é convocado pelo exército alemão, contrário a sua vontade deve atingir, através de um Zeppelin, a capital inglesa que até então era seu estimado lar.
Enquanto isso, os irmãos Rutledge são enviados para um missão arriscada, destruir um quartel de armazenamento de armas alemão e retornar a salvo, mas quando uma frota de aviões alemães chega para confrontá-los em combate, escapar com vida será uma missão praticamente impossível.
"Anjos do Inferno" foi sucesso de público e crítica, arrecadou mais de oito milhões de dólares em todo o mundo, tornando-se o filme mais importante da carreira do cineasta. E mesmo nos dias atuais, as cenas ainda impressionam pelo realismo. Em 2004, o renomado diretor Martin Scorsese traz o filme "O Aviador" que aborda a vida de Howard Hughes a partir do período em que ele inicia a produção de "Anjos do Inferno", até meados de 1940 quando passa a se deteriorar devido seu Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
"Anjos do Inferno" não está entre os melhores filmes de guerra que já assisti, o roteiro é simplório, não tem nada de impressionante, em compensação, as cenas aéreas são impactantes, um verdadeiro espetáculo. O desfecho é doloroso, passei dias digerindo o que vi na última cena...

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 127 minutos
Categorias: Guerra, Drama, Clássico, Domínio Público
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,1

Nenhum comentário:

Postar um comentário