04/03/2017

Filme: "Abutres (2010)"

"Tinha que dar certo, mas deu errado!"

"Carancho" é um filme instigante que provoca o espectador. O cineasta argentino Pablo Trapero produziu um ótimo filme sobre valores morais a partir da legislação do seu país. Lançado em 2010, este filme apresenta uma história fria, nua e crua sobre o submundo que envolve as indenizações de acidentes automobilísticos.

Na trama, conhecemos Sosa (Ricardo Darín), um advogado especialista em indenizações que age como abutre a espreita da sua próxima vítima, ele transita pelas ruas de Buenos Aires e cria planos mirabolantes, que de alguma maneira, possa render-lhe qualquer lucro.
Sosa sempre aparece ao lado de paramédicos nos locais que ocorrem acidentes, ofertando oportunidades de compensação a tragédia. Há êxito nesse negócio obscuro, ainda que tenha que lidar com consequências.
Em um dos resgates, Sosa conhece Luján (Martina Gusman), uma médica cuja carga horária é opressiva. Ela divide seu tempo entre a ambulância, os leitos de hospitais e a cama de sua casa, onde dorme durante poucas horas.
Enquanto ela salva essas vidas, ele está lá para se aproveitar do resto desses desastres, convencendo a vítima, ou a família da vítima que o melhor a se fazer é deixar as indenizações em suas mãos. Duas pessoas completamente diferentes em uma situação com motivações totalmente distintas, mas que acabam se apaixonando. Mas nem sempre as coisas acontecem conforme o planejado...
Em "Abutres" há romance, intriga, uma levada policial, crimes e uma boa dose de realidade inquietante. É interessante ver que o cinema argentino não tem medo de tocar em feridas. Temos aqui um filme de extrema eficiência dramática, com profundo respaldo social (a legislação argentina sobre indenizações por acidentes foi modificada após o lançamento do filme).
O filme não tem a intenção de buscar inocentes ou culpados, mas mostrar como uma pessoa envolvida numa teia de corrupção irá se libertar. "Abutres" não é um filme sobre situações, e sim sobre pessoas. É um estudo do ser humano, suas escolhas e consequências. O desfecho explosivo instiga o espectador a refletir sobre o que acabara de ver, enquanto sobem os créditos finais.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 107 minutos
Categorias: Thriller, Policial, Drama, Romance
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 9,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário