15/03/2017

9 Filmes para Quem é Apaixonado por Gastronomia

Se tem algo que deu super certo foi o investimento dos grandes estúdios em produções sobre o universo da culinária. Existem centenas de produções que deixam o espectador com água na boca, e não é necessário ser viciado em programas e reality shows de culinária para gostar de filmes sobre gastronomia. Selecionei 9 filmes sobre gastronomia que certamente vão abrir o apetite de todos que assistirem. Confira:

Filme: "O Tempero da Vida (2003)" - Grécia, Turquia   

"Se eu me atrasar lembre-se de olhar para as estrelas onde quer que você esteja. No céu há coisas que nós podemos ver, mas há também coisas que não podemos ver."
"Politiki kouzina" foi dirigido por Tassos Boulmetis. A história gira em torno de Fanis, um garoto grego que vive em Istambul, na Turquia. Seu avô, Vassilis , é um filósofo culinário que o ensina que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de sal para ganhar sabor. Ao crescer Fanis se torna um astrofísico, que usa seus dotes de culinária para temperar as vidas das pessoas que o cercam. Ao completar 35 anos ele decide deixar Atenas e retornar a Istambul, para reencontrar seu avô e também seu primeiro amor. Confira mais detalhes do filme em O Tempero da Vida.


Filme: "Estômago (2007)" - Brasil, Itália


"Cozinha simples é como uma pintura de Picasso: simples, mas intensa."
"Estômago" foi dirigido por Marcos Jorge. O jovem Raimundo Nonato foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni, o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria. Confira mais detalhes do filme em Estômago.


Filme: "Tomates Verdes Fritos (1991)" - Estados Unidos da América


"Você recordou-me qual a coisa mais importante da vida. Sabe o que eu acho que é? Amigos, bons amigos!"
"Fried Green Tomatoes" foi dirigido por Joe Avnet. Conhecemos Evelyn Couch, uma esposa deprimida que não recebe atenção de seu marido. Ela visita sua tia no hospital toda semana, onde em uma visita rotineira, conheceu Ninny Threadgoode, uma senhora de 83 anos que adora contar histórias. Ninny conta a história de Idgie Threadgoode, uma moça dos anos 20, e logo constrói uma amizade verdadeira com Ruth. Ambas são vistas com maus olhos pelas pessoas da cidade, por apoiarem os negros e lhes darem comida nos fundos da lanchonete. Confira mais detalhes do filme em Tomates Verdes Fritos.


Filme: "Volver (2006)" - Espanha

"É esse vento do leste, que enlouquece as pessoas."
"Volver" foi dirigido por Pedro Almodóvar. A trama gira em torno de Raimunda, uma jovem mãe, trabalhadora e atraente, que tem um marido desempregado e uma filha adolescente. E da sua rmã Sole que possui um salão de beleza ilegal e vive sozinha. A tia de ambas falece, Raimunda adorava a tia, mas não pode comparecer ao enterro pois pouco antes do telefonema da irmã encontrou o marido morto na cozinha, com uma faca enterrada no peito. A filha de Raimunda confessa que matou o pai, que estava bêbado e queria abusar dela sexualmente. A partir de então Raimunda busca meios de salvar a filha, enquanto que Sole viaja sozinha até uma aldeia para o funeral da tia e volta da terra natal com o fantasma da mãe que havia falecido num incêndio. Confira mais detalhes em Volver.




Filme: "Chocolate (2000)" - Reino Unido, Estados Unidos da América

"Tudo que você realmente precisa, é amor e um pouco de chocolate."
"Chocolat" foi dirigido por Lesse Hallstron. Vianne Rocher e sua filha de seis anos resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção. Confira mais detalhes do filme em Chocolate.


Filme: "Sob o Sol da Toscana (2003)" - Estados Unidos da América, Itália

"Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você."
"Under the Tuscan Sun" foi dirigido por Audrey Wells. A trama gira em tono de Frances Mayes, uma escritora que leva uma vida feliz em San Francisco, até que se divorcia de seu marido. Triste e deprimida, ela decide mudar radicalmente de vida e compra uma chácara na Toscana, para descansar e poder terminar em paz seu novo texto. Porém enquanto ela cuida da reforma de sua nova casa acaba conhecendo um novo homem, que reacende sua paixão. Confira mais detalhes do filme em Sob o Sol da Toscana.

Filme: "A Fantástica Fabrica de Chocolate (1971)" - Estados Unidos da América, Reino Unido

"Saudações a você, o sortudo ganhador desse Cupom Dourado do senhor Willy Wonka..."
"Willy Wonka & the Chocolate Factory" foi dirigido por Mel Stuart. Nesse filme acompanhamos a vida do garotinho Charlie Bucket, um garotinho pobre, mas que sonha em conhecer a fábrica de chocolate. Certo dia ele encontra um cupom dourado que é o passaporte para realizar o seu sonho. Juntamente com se avô, ele chega na fábrica, e é recebido por Willy Wonka, o dono da fábrica de chocolates. É nesse lugar que ele e mais quatro crianças vão viver altas aventuras, além de obterem conceitos sobre honestidade. Confira mais detalhes do filme em A Fantástica Fábrica de Chocolate.



Filme: "Sem Reservas (2007)" - Estados Unidos da América, Austrália


"Devia haver um livro de culinária para a vida com receitas que nos dissessem exatamente o que fazer."
"No Reservations" foi dirigido por Scott Hicks. Kate Armstrong é a chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Ela leva seu trabalho com muita seriedade, o que faz com que as pessoas ao seu redor se intimidem com seu jeito. Sua natureza perfeccionista é colocada à prova quando é contratado Nick, um animado subchef que tenta alegrar a todos na cozinha e gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. Ao mesmo tempo Kate precisa lidar com a súbita chegada de Zoe, sua sobrinha de 9 anos, que se sente deslocada na rotina da tia. Confira mais detalhes do filme em Sem Reservas.


Filme: "Comer Rezar Amar (2010)" - Estados Unidos da América

"Às vezes, perder o equilíbrio por amor faz parte de uma vida equilibrada."
"Eat Pray Love" foi dirigido por Ryan Murphy. O filme narra a história de Liz Gilbert, ela tinha tudo o que uma mulher sonha em ter – um marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida – ainda sim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert sai da zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália; o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali. Confira mais detalhes do filme em Comer Rezar Amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Correspondente