20/03/2017

150 Filmes Sobre Psicologia (Parte 1)

Se você estuda psicologia ou, assim como eu, simplesmente ama assistir filmes que desvendam os recônditos mais secretos da mente humana, está no lugar certo. Estou selecionando 150 filmes que abordam a complexidade do ser humano. São muito bem-vindas sugestões, dicas, críticas, opiniões ou qualquer participação (que podem ser feitas através dos comentários no blog).

A lista será dividida em trinta postagens com cinco filme em cada post. Prepare a pipoca e confira a 1ª parte

Filme: "Uma Mente Brilhante (2002)" - Estados Unidos da América


"Um perfil, uma olhar, uma voz podem prender um coração numa fração de segundos."
"A Beautiful Mind" foi dirigido por Ron Howard. Essa trama é baseada no livro de Sylvia Nasar. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou muitas batalhas em sua vida pessoal e profissional, lutando até o fim de sua vida. Confira mais detalhes do filme em Uma Mente Brilhante.



Filme: "As Três Máscaras de Eva (1957)" - Estados Unidos da América

"A vida é uma cidade inundada de ruas perdidas, e a morte é a praça que todas as vias vão dar."
"The Three Faces of Eve" foi dirigido por Nunnally Johnson. O filme foi inspirado numa história real. Eve White é um simples dona-de-casa, que começa a sofrer de fortes dores de cabeça e momentos de total esquecimento. Quando é mandada a um psiquiatra descobre-se que quando isso ocorre uma outra personalidade assume seu lugar. E com a evolução do tratamento, uma terceira personalidade aparece. Confira mais detalhes do filme em As Três Máscaras de Eva.



Filme: "Ensaio Sobre a Cegueira (2008)" - Brasil, Canadá, Japão

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."
"Blidness" foi dirigido por Fernando Meirelles. O filme conta a história de uma epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade. Tal "cegueira branca" manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença. Confira mais detalhes do filme em Ensaio sobre a Cegueira.


Filme: "Um Estranho no Ninho (1975)" - Estados Unidos da América

"A imaginação é capaz de atravessar qualquer prisão."
"One Flew Over the Cuckoo's Nest" foi dirigido por Miloš Forman. Repousar num hospício é melhor do que cumprir pena na cadeia, certo? Para Randle P. McMurphy, um malandro, rebelde e enrolador, parecia ser a melhor alternativa, e simula loucura para ser internado. Imediatamente seu senso contagiante de desordem entra em choque com uma rotina massante. McMurphy não aceita e declara guerra contra a enfermeira Ratched. No entanto, desafiar os profissionais da clínica pode acarretar consequências terríveis. Confira mais detalhes do filme em Um Estranho no Ninho.


Filme: "Psicose (1960)" - Estados Unidos da América

"Entre. Relaxe. Tome um banho."
"Psycho" foi dirigido pelo gênio do suspense Alfred Hitchcock. Nessa obra-prima do cinema acompanhamos a fuga de Marion Crane que roubou 40 mil dólares da empresa onde trabalhava. Durante a fuga, ela enfrenta uma forte tempestade e acaba indo parar no Bates Motel, onde é atendida pelo esquisito Norman Bates, proprietário do estabelecimento. A garota decide passar a noite no local, no entanto, algo muito ruim está prestes a acontecer. Confira mais detalhes do filme em Psicose.





Um comentário: