26/03/2017

100 Melhores Filmes do Século 21 - Parte 10

Os editores do BBC Culture decidiram pedir a um grupo de críticos que selecionassem os cem melhores filmes do século 21 - até o momento. O principal objetivo foi provar que o "cinema não está morrendo", mas "evoluindo". 

Organizei a lista em 20 postagens com cinco filmes em cada post, ordenada por classificação dos filmes. Prepare a pipoca, a poltrona e aproveite as sugestões.

46º Filme: "Cópia Fiel (2010)" - Irã, França Itália

"Esqueça o original, consiga uma cópia."
"Copie Conforme" foi dirigido por Abbas Kiarostami. James Miller é um filósofo inglês que vai a uma pequena cidade da Toscana apresentar seu livro sobre o valor da cópia na arte. Chegando lá, encontra uma francesa que é dona de uma galeria de arte há muitos anos e vive com seu filho pré-adolescente. Eles passam a tarde juntos. Ao mesmo tempo em que vão se conhecendo, começam a desenvolver um complexo jogo de interpretação de personagens, e, à medida que o jogo avança, deixamos de saber quem é quem.


47º Filme: "Leviatã (2014)" - Rússia

"Quero a verdade, apenas a verdade."
"Leviathan" foi dirigido por Andrey Zvyagintsev. Kolia vive numa pequena cidade próxima ao Mar de Barents, no norte da Rússia. Ele é dono de uma oficina mecânica, que fica ao lado da casa onde vive com sua jovem esposa Lilya e seu filho Roma, de um casamento anterior. O prefeito da cidade pretende se apropriar do terreno onde estão a oficina e a casa. Inicialmente o prefeito tenta subornar Kolia, que não consegue lidar com a ideia de perder tudo o que tem – não só seu terreno, mas também toda a beleza que o rodeia desde que nasceu. O prefeito passa então a ser mais agressivo em suas tentativas. Confira mais detalhes do filme em Leviatã.


48º Filme: "Brooklyn (2015)" - Irlanda, Reino Unido, Canadá


"Sentirá tanta saudade que vai querer morrer, e não há nada que possa fazer a respeito, além de esperar. Mas vai esperar, e isso não vai te matar."
"Brooklyn" foi dirigido por John Crowley. A jovem irlandesa Ellis Lacey se muda de sua terra natal e vai morar em Brooklyn para tentar realizar seus sonhos. No ínicio de sua jornada nos Estados Unidos, ela sente falta de sua casa, mas ela vai tentando se ajustar aos poucos até que conhece e se apaixona por Tony, um bombeiro italiano. Logo, ela se encontra dividida entre dois países, entre o amor e o dever. Confira mais detalhes do filme em Brooklyn.


49º Filme: "Adeus à Linguagem (2014)" - Suíça, França

"Todos aqueles que não tem imaginação, refugiam-se na realidade."
"Adieu au Langage" foi dirigido por Jean-Luc Godard. Uma mulher casada e um homem solteiro conhecem-se, amam-se, discutem-se e acabam por separar-se. Um cão vagueia entre a cidade e o campo. As estações passam e o homem e a mulher se encontram outra vez. O cão entre eles. O outro é um, um é o outro e eles são três. O ex-marido arruína tudo. Um segundo filme começa. O mesmo que o primeiro. E no entanto não.


50º Filme: "A Assassina (2015)" - Taiwan, China, França, Hong Kong

"Pássaros só cantam na presença de outros. Coloque-o na frente de um espelho."
"Nie Yin Niang" foi dirigido por Hou Hsiao-hsien. No século VIII, durante a dinastia Tiang, Yinniang é uma assassina profissional, treinada com os melhores mestres. Ela é encarregada de matar um homem do governo, mas não consegue cumprir a tarefa quando o vê segurando um bebê recém-nascido. Punida por sua covardia, ela recebe a tarefa mais difícil de sua vida: matar o próprio primo, por quem é apaixonada, e com quem deveria se casar desde a adolescência. Yinniang tem que se confrontar ao passado para cumprir as ordens de sua mestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Correspondente