26/02/2017

9 Filmes de Domínio Público Com Até 90 Minutos

Para facilitar a vida dos espectadores que tem dias corridos, elaborei essa postagem com nove filmes de domínio público que possuem no máximo 90 minutos. São considerados filmes de domínio público todos aqueles que encontram-se livres dos direitos autorais. As leis autorais expiram geralmente quando os filmes completam 70 de lançamento {essas leis variam de país para país}, também há casos especiais que os filmes não foram registrados {ocorre bastante com filmes de terror B e faroestes, ambos lançados nas décadas de 60 e 70}. Mesmo sendo curtos, os filmes citados são muito bons. Confira:

Filme: "Consciências Mortas (1943)" - Estados Unidos da América

"E o que seria a consciência, senão um conjunto de consciências... De cada homem que viveu?"
"The Ox-Bow Incident" foi dirigido por William A. Wellman. Em 1885 os forasteiros Gil Carter (Henry Fonda) e Art Croft (Harry Morgan) chegam à uma pequena cidade no estado americano de Nevada e logo são recebidos com estranheza e desconfiança. Isso porque a cidadezinha está atrás de uns ladrões de gado, que vem roubando ranchos. Quando um fazendeiro local desaparece, todos o dão como morto e tratam de achar em quem botar a culpa. Confira mais detalhes do filme em Consciências Mortas.


Filme: ''Soberba (1942)" - Estados Unidos da América

"Finalmente percebi o que é ser um Amberson."
"The Magnificent Ambersons" foi dirigido por Orson Welles. Indianápolis, final do século XIX. A família Amberson se revela relutante em acompanhar as transformações que a rodeiam. Uma mulher desperdiça sua vida ao deixar de se casar com sua grande paixão por dois motivos: o primeiro foi em razão de uma serenata na qual houve um pequeno acidente, que fez com que ela se sentisse ridícula e acabasse se casando com um homem que não amava. O segundo foi a interferência do único filho na vida da mãe. Quando este homem, agora viúvo assim como ela, tenta se reaproximar, o filho por pura estupidez bate a porta na sua cara. Confira mais detalhes do filme em Soberba.



Filme: "Diabo a Quatro (1933)" - Estados Unidos da América


"Sabe, você não parou de falar desde que cheguei. Deve ter sido vacinada com agulha de vitrola."
"Duck Soup" foi dirigido por Leo McCarey. Quando Rufus T. Firefly assume a presidência da Freedonia, um pequeno país que está passando por uma enorme crise financeira. Maluco e excêntrico, ele não tem o menor jeito para a função, e só é eleito a pedido da milionária Sra. Teadstale, viúva do ex-presidente, por quem Rufus está interessado. A situação fica tensa quando Trentino, embaixador do país vizinho, a Sylvania, entra na disputa pela milionária, e a guerra é declarada. Confira mais detalhes do filme em Diabo a Quatro.



Filme: "Frankenstein (1931)" - Estados Unidos da América

"Está vivo! Está vivo!"
"Frankenstein" foi dirigido por James Whale. Um cientista louco constrói um monstro a partir de diversas partes de cadáveres humanos. Porém, para o cérebro, ao invés de utilizar um normal, o de um perigoso criminoso é utilizado. Um raio dá vida ao monstro, o que indica que o horror está apenas começando. Confira mais detalhes do filme em Frankenstein.


Filme: "Os 39 Degraus (1935)" - Reino Unido

"Você já ouviu falar dos 39 Passos?"
"The 39 Steps" foi dirigido por Alfred Hitchcock. Richard Hannay, que está de férias em Londres conhece uma mulher misteriosa que lhe fala alguma coisa sobre o caso de um homem que está sendo perseguido por envolvimento em uma trama de espionagem. Porém, a mulher é assassinada e Richard, mesmo sabendo dos riscos que corre, decide tentar resolver o mistério. Confira mais detalhes do filme em Os 39 Degraus.


Filme: "O Lobisomem (1941)" - Estados Unidos da América

"Mesmo o homem que é puro no coração, e faz suas orações à noite, pode se tornar um lobo quando a maldição do lobisomem floresce e a lua do outono brilha."
"The Wolf Man" foi dirigido por  George Waggner. Depois da morte do irmão, Larry Talbot (Lon Chaney Jr.) retorna à sua cidade natal. Lá, ele é atacado por um lobo ao tentar salvar uma moça. Após a mordida, ele descobre através de uma cigana que passará a se transformar em um homem lobo em todas as noites de lua cheia. No entanto, o que mais Larry Talbot deseja é se curar dessa bizarra transformação que ele não pode controlar. Confira mais detalhes do filme em O Lobisomem.


Filme: "Sangue de Pantera (1942)" - Estados Unidos da América

"O que se deve dizer a um marido? Melhor, nada dizer."
"Cat People" foi dirigido por Jacques Tourneur. Irena Dubrovna é uma bela e misteriosa jovem sérvia, que vai trabalhar em Nova York como designer de modas e se casa com Oliver Reed. Irene vive obcecada pela idéia de ser vítima de uma maldição, pois descenderia de uma raça de mulheres-felinas que, quando estão emocionalmente excitadas, se transformam em panteras assassinas. Seu temor mostra ter fundamento ao sentir ciúmes de Alice Moore, que está íntima de Oliver. Mais detalhes do filme em Sangue de Pantera.



Filme: "A Idade do Ouro (1930)" - França

"Que alegria! Que alegria ter matado nossas crianças!"
"L'Âge d'Or" foi dirigido por Luis Buñuel em parceria com Salvador Dalí. Considerado o filme mais ousado do cineasta surrealista, conta a história de um casal estão loucamente apaixonados, mas não conseguem consumar esse amor, porque são interrompidos toda hora. Primeiro, eles interrompem um cerimonial estranho cheio de bispos com os seus gritos, depois estão em uma festa na casa dela, mas são interrompidos de várias maneiras, ou pela família ou pela sociedade burguesa. Um louco e surrealista frenesi conduz à sequência final, onde os libertinos de Sade abandonam a orgia no Châteu de Sellini. Confira mais detalhes do filme em A Idade do Ouro.


Filme: "Desencanto (1945)" - Reino Unido

"Não somos livres para amar, temos responsabilidades."
"Brief Encounter" foi dirigido por David Lean. Laura (Celia Johnson) e Alec (Trevor Howard) se conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho dela. Ele é um médico, ela é uma dona de casa. Ambos são de classe média, têm meia-idade e são razoavelmente felizes em seus casamentos. Em pouco tempo passam a se encontrar todas as quintas-feiras, mas apenas como bons amigos. Gradativamente surge uma paixão mútua e eles continuam a se encontrar regularmente, apesar de saberem que este amor é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário