11/02/2017

100 Melhores Filmes do Século 21 - Parte 8

Os editores do BBC Culture decidiram pedir a um grupo de críticos que selecionassem os cem melhores filmes do século 21 - até o momento. O principal objetivo foi provar que o "cinema não está morrendo", mas "evoluindo". 

Organizei a lista em 20 postagens com cinco filmes em cada post, ordenada por classificação dos filmes. Prepare a pipoca, a poltrona e aproveite as sugestões.

36º Filme: "Timbuktu (2014)" - França, Mauritânia

"Um lugar onde lágrimas secam no rosto de tão salgado que é o ar cercado de areia e dunas."
"Timbuktu" foi dirigido por Abderrahmane Sissako. A história se passa em julho de 2012, numa pequena cidade no norte de Mali, controlada por extremistas religiosos. Uma família tem sua rotina alterada quando um pescador mata uma de suas vacas. Ao tirar satisfação sobre o ocorrido, Kidane acaba matando o tal pescador. Tal situação o coloca no alvo da facção religiosa, já que cometera um crime imperdoável. Confira mais detalhes do filme em Timbuktu.


37º Filme: "Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas (2010)" - França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Tailândia, Holanda

"Os fantasmas não ficam presos à lugares, mas aos vivos."
"Lung Boonmee Raluek Chat" foi dirigido por Apichatpong Weerasethakul. Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee (Thanapat Saisaymar) resolveu passar os últimos dias de sua vida recolhido em uma casa perto da floresta, ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta Boonsong, filho de Boonmee, que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma de existência. Juntos, eles percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida.


38º Filme: "Cidade de Deus (2002)" - Brasil, França

"Quem cria cobra amanhece picado."
"Cidade de Deus" foi dirigido por Fernando Meireles. Um grande sucesso nacional e mundial, que relata a história do garoto Buscapé que vive cercado pela violência. Ele mora na favela Cidade de Deus e seu maior medo é cair no mundo do crime, porém, sua sensibilidade e talento com fotografias transformam sua vida. Confira mais detalhes do filme em Cidade de Deus.


39º Filme: "O Novo Mundo (2005)" - Estados Unidos da América, Reino Unido

"Eu é que faço o meu destino."
"The New World" foi dirigido por Terrence Malick. Em 1607, três embarcações inglesas, financiadas pela London Virgínia Company, partem ao longo do oceano atlântico rumo a novos territórios, na esperança de encontrarem lendários tesouros e ouro. Ao desembarcar em James River, na Virgínia, estabelecem a colônia de Jamestown. A maioria dos 103 colonos do grupo original, eram aristocratas mal preparados para as condicionantes do Novo Mundo, pelo que as condições de vida na colônia se degradam ao ritmo que se desvanece a esperança de encontrar ouro...


40º Filme: "O Segredo de Brokeback Mountain (2005)" - Estados Unidos da América

"Eu queria era conseguir deixar você."
"Brokeback Mountain" foi dirigido por Ang Lee. Os cawboys Jack Twist e Ennie Del Mar são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre. Confira mais detalhes do filme em O Segredo de Brokeback Mountain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário