15/01/2017

Filme: "A Última Noite (2002)"

"Todos os homens, mulheres e crianças do mundo deveriam ir ao deserto uma vez antes de morrer. Nada a vista por quilômetros. Só areia, pedras, cactos e céu azul..."

"25th Hour" foi o primeiro filme que assisti do cineasta Spike Lee, e já comecei assistindo sua obra-prima. Esse filme poderoso foi lançado em 2002, pouco mais de um ano após os atentados de 11 de setembro e teve como base o romance homônimo de David Benioff. A sequencia dos créditos iniciais já passa a ideia do quanto o filme será capaz de emocionar o espectador. Vemos uma Nova York destroçada e é nessa atmosfera que emerge a história de Montgomery Brogan (Edward Norton), um jovem que amarga a proximidade de seu triste destino.

Monty, como é carinhosamente chamado pelos amigos, foi condenado a sete anos de prisão por tráfico de drogas e deseja passar suas últimas 24 horas ao lado de pessoas de quem gosta.
Além do encontro com o pai, James (Brian Cox), que vai conduzi-lo ao presídio, o traficante combina sua última balada em liberdade com os amigos de infância, o bem-sucedido corretor de Wall Street Francis (Barry Pepper) e o professor de literatura Jacob (Philip Seymor Hofman).
Também está na lista de convidados a namorada, Naturelle (a belíssima Rosario Dawson), por quem Monty, apesar de apaixonado, nutre certa desconfiança por acreditar que ela o delatou à polícia.
Em "A Última Noite" há uma interessante troca de papéis que faz o espectador torcer para o vilão-mocinho, pois o mocinho da história é um traficante de drogas. Enquanto acompanhamos a agonia de Monty, torcemos para que algo aconteça e evite sua prisão. Deixo bem claro que só torci para Monty se salvar da prisão porque é um filme e o personagem é interpretado por Edward Norton, do qual sou fã. Particularmente abomino todos os tipos de drogas, lícitas e ilícitas, além de fazerem mal a saúde das pessoas, vai totalmente contra a minha filosofia de vida.
Antes de assistir o filme li que "A Última Noite" é um filme sobre reunir cacos, e após assisti-lo, concordo plenamente. O filme mostra a dor do arrependimento. Vemos o quanto atitudes erradas podem afetar a vida do personagem e de todos ao seu redor, isso não é diferente na vida real. Por isso é importante pensar e repensar antes de fazer uma escolha.
"A Última Noite" é um excelente filme que deve ser assistido calmamente por todos os apreciadores do bom cinema. Recomendo!

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 135 minutos
Categorias: Drama, Policial
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,7

Nenhum comentário:

Postar um comentário