06/01/2017

Filme: "Sete Homens e Um Destino (1960)"

"Os lavradores ganharam. Nós perdemos. Perdemos sempre."

Chegou o momento de escrever sobre "The Magnificent Seven", um dos grandes clássicos de western. E faço essa afirmação como uma grande apreciadora dos verdadeiros faroestes. Ainda não vi o remake, portanto, vou comentar somente sobre o filme lançado em 1960, que também se trata de uma refilmagem de "Os Sete Samurais", um dos mais importantes filmes da história do cinema e um dos maiores clássicos do mestre japonês Akira Kurosawa.

Escrito por Walter Newman e William Roberts e dirigido por John Sturges, este western recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora.

A história se parra em um pequeno vilarejo mexicano, os habitantes sofrem constantes ataques de um bando de pistoleiros liderados pelo temido Calvera (Eli Wallach).
Cansados de serem saqueados, alguns moradores locais que não têm armas e muito menos temperamento violento viajam até a fronteira, onde encontram Chris (Yul Brynner) e Vin (Steve McQueen), dois pistoleiros desempregados.
Após uma breve conversa, os dois pistoleiros aceitam o emprego, não pelo dinheiro mas pela aventura, a reunir mais cinco outros foras-da-lei, e entram para o grupo: Lee (Robert Vaughn), Harry Luck (Brad Dexter), Britt (James Coburn), Bernardo O'Reilly (Charles Bronson) e Chico (Horst Buchholz).
Com o grupo formado, os heróis incontestáveis partem para defender os indefesos camponeses da violência de Calvera. A vitória parecia assegurada. 
Contudo, Calvera não desiste facilmente e volta ao povoado, obrigando Chris e seus companheiros a lutarem até a morte para salvar os habitantes da pequena cidade.
Como podemos perceber, o roteiro é bastante simples, porém, a primeira coisa que chamou minha atenção neste clássico foi a fotografia, "Sete Homens e Um Destino" tem enquadramentos perfeitos, as paisagens do Velho Oeste são um deleite para os olhos. Seguido é claro por uma trilha sonora marcante e inesquecível, bem clássica como um bom faroeste exige. 
Quem assistiu o filme de Akira Kurosawa sabe que muita coisa foi deixada de fora, principalmente a questão do desenvolvimento de cada personagem, mas isso não afeta o filme pois trata-se de pistoleiros, que geralmente não possuem boas histórias em seus currículos de vida. O filme possui mais três continuações que ainda não assisti, mas penso que foram feitas desnecessariamente.
Enfim, "Sete Homens e Um Destino" é um western prazeroso de assistir, onde tudo ocorre no tempo certo. Recomendo!

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 128 minutos
Categorias: Faroeste, Ação, Aventura, Clássico
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Correspondente