23/01/2017

Filme: "Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)"

"Sua sorte é você quem faz."

Impecável. É assim que defino o filme "The Dark Knight". Mas o filme vai além, é autêntico, filosófico, instigante e ousado. Uma obra-prima inesquecível do genial cineasta Christopher Nolan, que traz um elenco formidável, com atuações excelentes, mas o principal destaque neste filme foi o anárquico vilão Coringa, interpretado pelo saudoso Heath Ledger. O jovem ator australiano conseguiu transformar seu personagem no melhor Joker de todos os tempos, Ledger se entregou ao papel de corpo e alma. Ele passou um mês trancado num quarto de hotel, treinando sua voz e trejeitos, ao mesmo tempo em que anotava os pensamentos de seu personagem num diário particular. O resultado que vemos é nada menos que impressionante, mas toda essa entrega trouxe trágicas consequências para o ator. A morte prematura de Heath Ledger foi uma das maiores percas para o mundo cinematográfico e um choque terrível para seus fãs.

Lançado em 2008, o filme foi produzido e co-escrito por Christopher Nolan em parceria com seu irmão Jonathan Nolan e foi baseado no personagem Batman da DC Comics, e é a continuação de "Batman Begins". Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Maquiagem e Melhor Edição. Ganhou nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Edição de Som.

A trama se passa numa época em que Bruce Wayne (Christian Bale), após um período vestindo a capa e o uniforme do homem morcego, começa a sentir a chegada iminente de sua aposentadoria.
Isso ocorre, principalmente devido ao trabalho incansável do promotor Harvey Dent (Aaron Eckhart), que mantém um caso com o antigo amor de Bruce, Rachel Dawes (Maggie Gyllenhaal), com a qual Bruce ainda nutre esperanças de construir uma vida normal.
Contudo surge um novo vilão conhecido como Coringa (Heath Ledger), um palhaço terrorista sem passado e sem nome, cujo principal objetivo é virar Gothan de cabeça para baixo promovendo caos na cidade.
Determinado a livrar Gotham do crime, Dent se torna um exemplo de caráter e ação para Wayne e guia as atitudes de Batman, que deseja dar espaço para um novo herói, alguém mais digno que ele próprio.
"O Cavaleiro das Trevas" é um filme majestoso, que apesar de sombrio é envolvente. Assisti-lo é ter uma experiência inesquecível e pesada, um verdadeiro soco no estômago. O que temos aqui é um filme mais realista, é claro que a fantasia está sempre presente, mas o diretor Nolan nos presenteia com poderosas discussões éticas e filosóficas.
O roteiro e direção são competentes, percebemos a extrema atenção dos irmãos Nolan em cada detalhe do filme. Os diálogos são afiados e inteligentes, nenhuma trama paralela fica isolada durante a narrativa, e todos os personagens foram muito bem aprofundados, cada um com sua própria função dentro da história como por exemplo o comissário Jim Gordon (Gary Oldman), o mordomo Alfred (Michael Caine,) e Lucius Fox (Morgan Freeman).
Apesar de ser um filme violento, recomendo "O Cavaleiro das Trevas" para todos. Assistir esse clássico é uma experiência única e recompensadora. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 152 minutos
Categorias: Ação, Policial, Drama, Clássico
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 10,0

Conteúdo Correspondente