21/01/2017

9 Filmes de Humor Negro - Parte 1

O humor negro é controverso, afinal, aborda tabus e assuntos que deveriam ser sérios, sempre com um toque de crueldade. Tem muitos cineastas que usam e abusam deste recurso em suas comédias, é o politicamente incorreto tratado de maneira natural (ou nem tanto). Ao pesquisar sobre o tema descobri ótimos filmes que o humor negro faz parte do enredo. Confira abaixo a 1ª parte e divirta-se:

Filme: "Relatos Selvagens (2014)" - Argentina

"Até que a morte nos separe!"
"Relatos Salvajes" foi dirigido por Damián Szifron. Uma comédia de humor negro com seis histórias explorando o tema da vingança. Diante de uma realidade cruel e imprevisível, os personagens caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens ao inegável prazer de perder o controle. Confira mais detalhes do filme em Relatos Selvagens.


Filme: "Felicidade (1998)" - Estados Unidos da América

"Um brinde à felicidade desta família."
"Happiness" foi dirigido por Todd Solondz. Ambientado em Nova Jersey, o núcleo central do filme formado por três irmãs: a mais velha é casada com um psicoterapeuta homossexual e pedófilo, a do meio ninfomaníaca, e a mais jovem tenta vencer a timidez com a ajuda das canções que compõe. As três se unem a vários outros personagens, aparentemente desconexos, em busca da felicidade pura e simples. Confira mais detalhes do filme em Felicidade.


Filme: "Aconteceu Perto da Sua Casa (1992)" - Bélgica

"Se você mata uma baleia, será perseguido pelos ecólogos, pelo Greenpeace, pelo comandante Custeau... mas se você fatura um cardume de sardinhas, garanto, eles te ajudam a carregá-las."
"C'est Arrivé près de Chez Vous" foi dirigido por Rémy Belvaux, André Bonzel e Vincent Tavier. Uma equipe de filmagens começa a acompanhar um ladrão e serial killer chamado Ben. No entanto, à medida que Ben vai cometendo seus atos criminosos, ele vai envolvendo toda a equipe nessa trama de sangue, tornando-os seus cúmplices. Ele passa a os ajudar financeiramente, e até dá palpites de qual ângulo poderia ficar melhor ou pergunta qual filme tal cena de assassinato se parece. Quando a equipe percebe o perigo e a seriedade da situação, eles começam a se perguntar o que estão realmente fazendo. Confira mais detalhes do filme em Aconteceu Perto da Sua Casa.


Filme: "Os Fantasmas Se Divertem (1988)"  - Estados Unidos da América


"O que vocês esperavam, vocês estão mortos."
"BeetleJuice" foi dirigido por Tim Burton. Após morrerem em um acidente de carro, o casal Bárbara e Adam acabam ficando presos como fantasmas em sua casa de campo. Porém, a paz deles é perturbada quando uma família rica e arrogante compra a casa. Agora o casal fantasma faz de tudo para espantar essa família, mas fracassa. Então a única alternativa é procurar e pedir ajuda para Bettlejuice, um fantasma mais experiente. Confira mais detalhes do filme em Os Fantasmas Se Divertem.


Filme: "The Lobster (2015)" - Grécia, Reino Unido, Holanda, França, Irlanda, Estados Unidos da América

"Precisamos estar completamente sincronizados."
"The Lobster" foi dirigido por Yorgos Lanthimos. Neste filme, diferente de tudo que você já assistiu, conhecemos uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras. Qualquer homem ou mulher que não estiver em um relacionamento é preso e enviado ao Hotel, onde terá 45 dias para encontrar um(a) parceiro(a). Caso não encontrem ninguém, eles são transformados em um animal de sua preferência e soltos no meio da Floresta. Neste contexto, um homem se apaixona em plena floresta - algo proibido, de acordo com o sistema. Confira mais detalhes do filme em The Lobster.


Filme: "Este Mundo é um Hospício (1944)" - Estados Unidos da América


"Tem um cadáver dentro da arca."
"Arsenic and Old Lace" foi dirigido por Frank Capra. O crítico teatral Mortimer Brewster se casa e decide dar a notícia para suas tias, duas amáveis velhinhas que moram perto de um cemitério. Ao visitá-las, descobre o hábito peculiar que as senhoras cultivam há anos: matar homens idosos e solitários por caridade, servindo-lhes vinho com arsênico. É o início de uma série de confusões. Com diálogos inteligentes e cenas muito divertidas. Confira mais detalhes do filme em Este Mundo é um Hospício.


Filme: "Cova Rasa (1994)" - Escócia

"Se não puder confiar nos amigos, o que fazer?"
"Shallow Grave" foi dirigido por Danny Boyle. Os jovens Alex, David e Juliet dividem um apartamento e concordam em permitir que Hugo, um desconhecido, vá morar com eles, mas logo ele aparece morto, vítima de overdose. Entre seus pertences existe uma mala cheia de dinheiro, que faz com que a vida deles seja alterada de forma brutal. Confira mais detalhes do filme em Cova Rasa.


Filme: "Papai Noel às Avessas (2003)" - Estados Unidos da América 


"Eu tinha uma barba de verdade, mas ela caiu quando eu fiquei doente."
"Bad Santa" foi dirigido por Terry Zwigoff. Willie e Marcus são uma inusitada dupla de pilantras que se disfarçam de Papai Noel e Elfo para roubar grandes lojas de departamento durante o período do Natal. O problema é que Willie é um poço de estupidez e vício. Além de odiar crianças, o cafajeste está sempre bêbado ou a beira de uma overdose. As coisas se complicam quando Willie conhece um garoto de oito anos que parece ter mais problemas do que ele e os dois acabam formando uma amizade peculiar, despertando ao longo do caminho algo estranho que pode ser vagamente chamado de espírito natalino. Confira mais detalhes do filme em  Papai Noel às Avessas.



Filme: "Ele Está de Volta (2015)" - Alemanha

"Temos 40 anos de história nas costas, nossas crianças estão cansadas de saber o que foi o terceiro reinado! Algo como o Nazismo jamais se repetirá."
"Er Ist Wieder Da" foi dirigido por David Wnendt. Adolf Hitler acorda em um terreno baldio em Berlim, no ano de 2011, sem memória alguma do que aconteceu depois de 1945. Perdido, ele se vê em uma sociedade completamente diferente, onde não há partido nazista, a guerra e o país é governado por uma mulher. Ele é reconhecido pelas pessoas que acreditam que seja apenas um artista que não consegue sair do seu personagem. Mas, um discurso de Hitler é viralizado na internet, e a partir daí todos querem ouvi-lo, saber sobre ele, até que ganha um programa de televisão onde propaga suas ideias ao mesmo tempo em que tenta convencer a todos que ele é quem realmente diz ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário