25/12/2016

Filme: "Tokyo Godfathers (2003)"

"O amor faz dizermos verdades sem medo."

"東京ゴッドファーザーズ", mais conhecido como "Tokyo Godfathers", é um anime natalino belíssimo, que de uma forma atípica consegue transmitir o verdadeiro espírito do Natal. 

Foi o primeiro filme que assisto do cineasta Satoshi Kon, e confesso que fiquei encantada pela beleza da obra. É um anime primoroso que no decorrer da história transmite várias mensagens que vão além do tema natalino. O lançamento aconteceu em 2003 e foi roteirizado por de Kon e Keiko Nobumoto.

A trama começa na noite de 24 de dezembro. Conhecemos três sem tetos: o alcoólatra de meia idade Gin (Emori Toru); a ex-drag queen e travesti Hana (Umegaki Yoshiaki); e a adolescente fugida de casa Miyuki (OkamotoAya). Os três vivem como uma espécie de família e, na noite de Natal, encontram no lixo uma bebezinha que passam a chamar de Kiyoko.
Gin e Miyuki querem entregar o bebê à polícia, mas Hana apela para seus instintos maternais e convence os companheiros a procurarem os pais da garotinha e perguntarem o motivo do abandono.
E enquanto procuram seus pais verdadeiros, o trio irá se deparar com diversas situações que evoca o passado de cada um deles. Dá inicio então uma série de coincidências que os leva a seguir um caminho tortuoso até o paradeiro dos pais da criança.
"Tokyo Godfathers" é um filme natalino diferente, reflexivo também. Já na primeira sequência vemos que os moradores de rua estão pouco interessados nos valores simbólicos da data e nos sermões religiosos. Se nos colocarmos por alguns instantes no lugar de um morador de rua, vamos perceber que a situação retratada no anime pode ocorrer em qualquer lugar do mundo, quem vive nas ruas já perdeu tudo que lhe era importante e dificilmente irá se comover com um sermão religioso. Ele/ela está ali somente para obter a comida oferecida pelas instituições de caridade.
Outro ponto interessante que o anime mostra é que por trás de cada pessoa que vive nas ruas existe uma história, aquela pessoa que está ali jogada à margem da sociedade tinha uma família, amigos, profissão, uma moradia digna... 
Os personagens são tão complexos e humanos, que poderia ser qualquer um de nós passando pela situação deles. São vários motivos que podem levar uma pessoa a essa situação, que não nos cabe julgar, mas tirar algumas lições de vida. 
"Tokyo Godfathers" não é só reflexões, é possível dar boas gargalhadas. Com muitas voltas, reviravoltas e coincidências, o filme vai se desenvolvendo e várias situações vão surgindo até fechar o círculo narrativo dos três personagens e a relação entre eles mesmos e o passado que tentaram abandonar, mas este emerge a todo momento. É um filme sobre relações humanas e todas as suas complexidades que merece ser assistido.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 93 minutos
Categorias: Anime, Animação, Aventura, Comédia, Drama
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário