25/12/2016

Filme: "Gremlins (1984)"

"Eu te avisei. Com um mogwai vem muita responsabilidade. Mas você não ouviu. Você fez com o mogwai a mesma coisa que sua sociedade ... tem feito com todos os dons da natureza. Você não entende."

A década de 80 nos presenteou com ótimos filmes e "Gremlins" é um desses clássicos que marcaram a infância de muitas pessoas, inclusive a minha. Sempre tive animais de estimação, e quando assisti o filme pela primeira vez (tinha uns 8 anos de idade), queria muito ter um mogwai, o Gizmo é uma gracinha, claro que iria cuidar muito bem dele, jamais alimentaria depois da meia-noite e muito bem deixaria ele chegar perto da água, porque ter um gremlin em casa é algo que ninguém gostaria. Enfim, coisas da infância que faz um bem danado relembrar.

O filme foi inspirado numa lenda americana: um gremlin seria um ser pequeno, feio e malvado. No imaginário popular, cada casa possui o seu gremlin, e o cargo seria hereditário, passando de gremlin pai para gremlin filho. São estes bichinhos que fazem as coisas desaparecerem, derrubam o pão com a parte da manteiga para baixo, fazem a gente errar o prego e acertar o dedo com o martelo. Diz ainda a lenda, que eram criaturas boas, que ajudavam os humanos a inventar coisas. Entretanto, os bichinhos passaram a ter inveja dos humanos que levavam todo o crédito pelas invenções. A partir daí eles se tornaram realmente maus. Bem interessante essa lenda.
Lançado em 1984, o foi produzido por Steven Spielberg e dirigido por Joe Dante, o roteiro foi escrito por Chris Columbus. Um curiosidade é que todos os gremlins sao bonecos reais. Para fazer o filme, foram usados marionetes, bonecos mecânicos, animações em stop-motion, fantoches, entre outros. Que trabalhão que deve ter dado!
Procurando por um presente de Natal único para o seu filho, Rand Peltzer (Hoyt Axton), um inventor desastrado vai até uma pequena loja em Chinatown. Entre móveis estranhos, bichos empalhados e antiguidades, Rand descobre um pequeno e misterioso animal, um Mogwai. O dono da loja, um velho chinês bem esquisito, argumenta que para criá-lo é exigida muita responsabilidade e que o bichinho não estaria à venda por qualquer valor que fosse.
No entanto, seu neto acaba oferecendo o animalzinho por duzentos dólares, dizendo que o avô não sabe o que diz e que eles estão precisando muito do dinheiro. Mas alerta Rand sobre três regras simples que devem ser seguidas à risca:
  1. Não deixar que o animal se molhe;
  2. Mantê-lo afastado da luz;
  3. E não importa o quanto ele chore, o quanto ele suplique, nunca, em hipótese alguma, dar comida depois da meia-noite.
Quando Billy Peltzer (Zach Galligan) recebe o Mogwai como presente de Natal fica maravilhado e dá ele o nome Gizmo. 
Mas, responsabilidade não é o forte da família Peltzer, então não demora muito para que as regras sejam quebradas; e em pouco tempo a cidade onde moram seja infestada por pequenas e devastadoras criaturinhas chamadas Gremlins.
Os Gremlins são criaturas endemoniadas, que têm uma risada sinistra. Com sua inteligência, eles destroem casas e lojas, causam incêndios, explosões, acidentes no trânsito, levando pânico e causando terror generalizado na pequena Kingston Falls.
O filme é conhecido por muitos como uma produção infantil, no entanto, "Gremlins" é repleto de piadas adultas e recheado de humor negro. Num determinado momento, a personagem Alex (Arnie Moore) explica para o namorado Billy por que odeia tanto o Natal. Ouvir o relato da moça deixa qualquer adulto traumatizado, imagina então uma criança.
Assistir "Gremlins" é embarcar numa viagem muito louca, essas criaturas fofinhas, sensíveis à luz, que molhadas se multiplicam e que alimentadas após a meia noite se transformam em seres endiabrados que não poupam ninguém, são sinônimos de vários sustos e muitas gargalhadas.
Afirmo sem qualquer tipo de dúvida, que "Gremlins" é um dos melhores filmes da década de 80, que além de causar vários sustos, apresenta uma boa dose de humor, sem dispensar uma pitada de aventura, também vale destacar os efeitos que são ótimos. Foi muito bom rever este filme.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 106 minutos
Categorias: Comédia, Terror, Aventura, Fantasia, Clássico
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,7

Nenhum comentário:

Postar um comentário