10/12/2016

Filme: "Férias de Natal (1944)"

"Aprendi cem anos de vida nas últimas 24 horas."

"Christmas Holiday" é um film-noir natalino, ou melhor, apenas o título é natalino porque o filme não tem absolutamente nada a ver com o espírito de Natal. Fui enganada pelo título brasileiro, porque o que vi foi um filme lúgubre, pessimista e bastante triste. E fiquei bastante surpresa ao ver o queridíssimo Gene Kelly no papel de vilão, particularmente, prefiro ver ele em papéis de mocinho, combina melhor com aquele sorriso lindo que só Gene Kelly tinha. 

Esse noir inusitado foi dirigido por Robert Siodmak e o lançamento aconteceu em 1944. Recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora - Comédia ou Drama.

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu perfil no VK para quem desejar assistir online ou fazer download.
A trama começa quando o jovem Charles Mason (Dean Harrens) torna-se tenente. Ele vê a hora de ir para San Francisco e aproveitar a licença de Natal para se casar com Mona. Mas logo seu sonho é desfeito, ao receber um telegrama da própria Mona dizendo que já casou com outro.
Mesmo assim Charles decide ir para San Francisco, mas por causa de uma forte chuva seu avião é forçado a pousar em Nova Orleans. Ao ser informado que o avião não levantará voo pelas próximas horas, ele resolve ir em uma casa noturna ele conhece Jackie Lamont (Deanna Durbin), uma cantora da boate.
Gradativamente a conversa torna-se cada vez mais franca e Jackie confessa ser Abigail Manette, a esposa de Robert Manette (Gene Kelly), que foi condenado a prisão perpétua por ter matado Teddy Jordan, um agenciador de apostas. A partir desse ponto o espectador acompanha, através de um longo flashback, toda a triste vida da jovem cantora.
A moça se sente atormentada por ainda amar Robert e, além disto, a dominadora mãe dele a considera culpada pela condenação do filho. Mas a história entre Robert e Abigail ainda não tinha chegado ao seu final. Ela consegue fugir da cadeia e vai ao encontro da esposa na boate, porém, ele está armado...  
"Férias de Natal" nem de longe está entre os melhores filmes que já assisti de Gene Kelly, nem da atriz Deanna Durbin (nos anos 40, Dean Harrens era a atriz mais bem paga do cinema). Não é um filme ruim, é um noir mediano, só não se engane com o título.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 93 minutos
Categorias: Film-Noir, Policial, Drama, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário