16/12/2016

9 Filmes de Guerra Com Até 90 Minutos

Para facilitar a vida dos espectadores que tem dias corridos, elaborei essa postagem com nove filmes de guerra que possuem no máximo 90 minutos. Todos sabemos que os filmes deste gênero geralmente são longos, foi bem difícil elaborar essa postagem, passei várias horas pesquisando filmes de guerra, mas encontrei, e mesmo sendo curtos, os filmes citados são muito bons. Confira:  

Filme: "Hiroshima, Meu Amor (1959)" - França, Japão

"Você não viu nada em Hiroshima. Nada."
"Hiroshima mon amour" foi dirigido por Alain Resnais e tem 90 minutos de duração. Durante sua participação num filme sobre a paz, rodado em Hiroshima, uma atriz francesa tem uma aventura amorosa com um japonês, o que reaviva nela lembranças de uma trágica paixão durante a Ocupação. Entre o passado de guerra e o presente de incertezas, ele e ela tentam tornar imortal este encontro fortuito, através da mistura de tempos, recordações e corpos. Confira mais detalhes do filme em Hiroshima, Meu Amor.


Filme: "Glória Feita de Sangue (1957)" - Estados Unidos da América

"Não tenho medo de morrer amanhã, e sim de ser morto."
"Paths of Glory" foi dirigido por Stanley Kubrick e tem 88 minutos de duração. Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau, um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão. Confira mais detalhes do filme em Glória Feita de Sangue.


Filme: "Túmulo dos Vagalumes (1988)" - Japão

"Porque os vaga-lumes morrem tão cedo?"
"Hotaru no Haka" foi dirigido por Isao Takahata e tem 88 minutos de duração. Narra a trágica história que atinge dois irmãos, Setsuko e Seita vivem no Japão durante a época da guerra que, após tornarem-se órfãos por causa do conflito (sua mãe morreu e seu pai está desaparecido), vão parar na casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato. Quando Setsuko, a irmãzinha caçula, adoece gravemente, seu irmão deve se virar para conseguir ajuda para a menina, mas os tempos são difíceis e mesmo um pouco de comida pode ser difícil encontrar. Confira mais detalhes do filme em Túmulo dos Vagalumes.

Filme: "O Encouraçado Potemkin (1925)" - União Soviética
"Bronenosets Potyomkin" foi dirigido por Sergei M. Eisenstein e tem 75 minutos de duração. Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle.  Isto seria o presságio de uma grande tragédia. Confira mais detalhes do filme em O Encouraçado Potemkin.


Filme: "Brinquedo Proibido (1952)" - França

"Tome! Guarde por cem anos."
"Jeux interdits" foi dirigido por René Clément. e tem 86 minutos de duração Uma menina de cinco anos, Paulette, tem seus pais mortos num ataque durante a Segunda Guerra Mundial e, órfã, chega numa fazenda da França profunda e lá faz amizade com um menino de 11 anos, Michel. Juntos eles irão criar um cemitério para os animais mortos na região, para isso roubando todos os crucifixos locais, inclusive o da igreja do lugarejo, para desespero do padre. Confira mais detalhes do filme em Brinquedo Proibido.


Filme: "Vermelhos e Brancos (1967)" - Hungria, União Soviética
"Csillagosok, Katonák" foi dirigido por Miklós Jancsó e tem 90 minutos de duração. Considerado por alguns, como propaganda comunista, o filme é na verdade uma evocação minimalista da falta de sentido da guerra. A história segue o exército vermelho e o exército branco que se enfrentam em meio a revolução russa, liderada por Lênin, transformando o país em uma guerra civil pela formação da União Soviética. O filme mostra os detalhes dessa guerra. Considerado um dos mais fortes e contundentes filmes de guerra já realizados, esta obra-prima é quase desconhecida no Brasil e consagrou o importante cineasta húngaro Miklos Janksó.


Filme: "A General (1926)" - Estados Unidos da América
"The General" foi dirigido pela dupla Buster Keaton e Clyde Bruckman e tem 75 minutos de duração Este clássico do cinema mudo se passa na época da Guerra Civil americana. Quando o maquinista Johnny Gray, apaixonado pelo seu trem A General não é aceito para lutar porque seria mais útil como engenheiro da ferrovia. No entanto, sua amada Annabelle começa a pensar nele como covarde. Até o dia em que ele vai provar que tem coragem, e também loucura, ao perseguir sozinho um bando de espiões unionistas, que roubaram o trem A General e dentro com Annabelle dentro. Confira mais detalhes do filme em A General.


Filme: "Tangerines (2013)" - Geórgia

"É uma guerra por causa das minhas tangerinas. Eles estão lutando pela terra. Pela terra onde minhas tangerinas crescem."
"Mandariinid" foi dirigido por Georgiano Zaza Urushadze e tem 87 minutos de duração. Algumas aldeias foram fundadas por estónios na Abecásia, na segunda metade do século XIX. A guerra entre Georgia e Abecásia deflagrou em 1992 e alterou a vida pacífica dos habitantes estonianos. Muitos escolheram regressar à sua terra natal, deixando as aldeias vazias. O estoniano Ivo foi um dos que ficou, para fazer as colheitas das plantações de tangerinas. Com o conflito à porta, um homem ferido fica para trás e Ivo acolhe-o. Confira mais detalhes do filme em Tangerines.


Filme: "A Ponte de Waterloo (1931)" - Estados Unidos da América

"Eu estava pensando que seria genial se você se interessasse por mim."
"Waterloo Bridge" foi dirigido por James Whale e tem 81 minutos de duração. Conta a história de Myra, uma “dançarina” de revista, que aos passar por dificuldades precisa se prostituir no período da Primeira Guerra Mundial. Durante um ataque aéreo, ela conhece Roy, um jovem que alistou no exército canadense e os dois logo se apaixonam, mas ela oculta dele o seu passado. Confira mais detalhes do filme em A Ponte de Waterloo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário