Filme: "Os Fantasmas Se Divertem (1988)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, novembro 10, 2016

Filme: "Os Fantasmas Se Divertem (1988)"

"O que vocês esperavam, vocês estão mortos."

"BeetleJuice" é pura nostalgia oitentista. Este clássico Cult foi o segundo longa-metragem dirigido pelo cineasta Tim Burton, que também assinou o roteiro. Lançado em 1988, o filme é uma comédia criativa que possui altas doses de humor negro. Ganhou o Oscar 1989 na categoria de Melhor Maquiagem.

Assisti praticamente todas as vezes que passou na TV, mas não resisti e dias atrás revi, e por incrível que pareça, a magia do filme me envolveu, me senti criança novamente rindo atoa diante da tela.

O pacato casal Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) estão de férias e resolvem não viajar, eles preferem ficar em casa, porém, Jane (Annie McEnroe) , amiga do casal, tenta convencê-los de toda forma a vender a casa, pois tem inúmeras propostas interessantes, mas Barbara e Adam não querem vender.
No entanto, algo inesperado acontece com o casal durante a ida à cidade. Eles sofrem um acidente e o carro cai no rio, matando-os. Inicialmente eles não sabem que estão mortos e voltam pra casa, onde descobrem que não podem sair da casa durante cinquenta anos, também encontram o manual dos recém-falecidos, com todas as instruções de como agir como fantasmas.
Eles aceitam bem o fato de serem fantasmas, até que paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O'Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Conviver com essa família maluca é impossível e seguindo as instruções do manual eles tentam expulsar os invasores, mas pela falta de experiência, Barbara e Adam fracassam como fantasmas.
E para piorar a situação, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha dos novos moradores, pode ver e falar com Barbara e Adam.
Sem outra alternativa, Barbara e Adam decidem então apelar para ajuda de uma espécie de exorcista, eles contratam os serviços de Beetlejuice (Michael Keaton), que a princípio finge ter boas intenções, mas na verdade quer por seu plano em prática, se casar com a jovem Lydia. Logo as coisas fogem totalmente do controle.
"Os Fantasmas Se Divertem" é delicioso de assistir. As piadas surgem automaticamente durante a trama e conseguem arrancar deliciosas gargalhadas do espectador. A cena do jantar é espetacular, inesquecível. Aliás, o filme todo é divertido, Tim Burton criou um universo imaginário surpreendente para o 'mundo dos mortos', com hierarquia, manuais e até filas. 
Feito com baixo orçamento, "Os Fantasmas Se Divertem" se tornou inesperadamente um grande sucesso, rendendo ao diretor a direção de "Batman", logo em seguida. E mesmo limitados para a época, os efeitos especiais são muito bons. A caracterização dos personagens também merece elogios, principalmente do Beetlejuice.
Vale a pena rever "Os Fantasmas Se Divertem", e se você é uma das poucas pessoas que ainda não assistiu essa comédia, então não perca mais tempo e veja hoje mesmo.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 98 minutos
Categorias: Comédia, Fantasia, Cult
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,4