18/11/2016

Filme: "Operação Presente (2011)"

"Como é que Papai Noel consegue entregar todos os presentes em uma única noite?"

"Arthur Christmas" é uma animação natalina muito fofa que faz uma grande revelação às crianças e adultos. Quando era criança ficava imaginando como Papai Noel conseguia entregar presentes à todas as crianças do mundo apenas em uma noite. É claro que na era da Internet a magia do Natal se perdeu, mas ainda existem crianças que acreditam no bom velhinho, e escrevem cartas na esperança de receberem aquele tão sonhado presente. 

Lançado em 2011 e dirigido por Sarah Smith, essa animação é feita inteiramente em CGI (computação gráfica), e começa com várias perguntas feitas por uma garotinha, Gwen (Ramona Marquez), sobre o bom velhinho.
Mesmo com dúvidas da sua existência, a menina escreve uma carta ao Papai Noel pedindo uma bicicleta rosa. Arthur (James McAvoy), o filho caçula do Noel, é quem armazena cartas.
Atrapalhado, poucos acreditam que ele possa suceder seu pai um dia. Seu irmão mais velho, Steve (Hugh Laurie), herdeiro do trenó, comanda com eficiência e disciplina a entrega mundial de presentes, ele é o criador da nave S-1, nave esta que tem capacidade para transporta 1 milhão de elfos e o Papai Noel (Jim Broadbent) para entregar todos os presentes para 2 bilhões de crianças mundo afora em apenas uma noite.
Tem ainda o Vovô Noel (Bill Nighy), que aos 136 anos despreza toda essa modernidade e diz que o Natal no seu tempo era muito melhor. Contudo, na Noite de Natal, o jovem Arthur descobre que seu pai (Papai Noel) esqueceu de entregar um presente. Infelizmente é o presente da garotinha que inicia a trama com suas perguntas e dúvidas sobre a existência do bom velhinho.
Arthur e o seu avô decidem tirar o pó do velho trenó, pegar as antigas renas e partir em direção à casa da criança cujo presente foi esquecido. Mas essa missão deve ser feita às escondidas, sem alertar o Polo Norte inteiro. Eles contam com uma pequena ajuda da elfa Bryony (Ashley Jensen).
"Operação Presente" tem uma narrativa leve, coesa e deliciosa de assistir. Não causa gargalhadas, mas deixa o espectador com um grande sorriso no rosto após seu término. O filme é competente em criar uma história encantadora com situações inusitadas, porém fascinantes, que conseguem despertar a magia do Natal naqueles que assistem.
Posso afirmar sem nenhuma dúvida que "Operação Presente" é um dos melhores filmes natalinos produzidos nas últimas décadas. O filme é adorável e funciona muito bem como uma metáfora divertida desse mundo globalizado, onde poucos ainda desfrutam da magia do Natal.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 97 minutos
Categorias: Animação, Aventura, Família, Comédia
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Correspondente