16/11/2016

Filme: "O Campeão (1931)"

"Você já foi campeão mundial uma vez, todo mundo sabe disso. Faria diferença ser campeão de novo?"

Recentemente assisti o filme "The Champ", lançado em 1931 e foi amor à primeira vista. Não tem como não se apaixonar por essa obra emocionante dirigida por King Vidor. Poucos filmes conseguiram me deixar tão hipnotizada, a história é envolvente e transmite várias lições de vida, os diálogos são inteligentes e as atuações são dignas de Oscar. A atuação do garotinho Jackie Cooper merece aclamação eterna.

Esse clássico foi um dos primeiros filmes à retratar o mundo dos esportes, neste caso o boxe. Ganhou o Oscar 1932 nas categorias de Melhor Ator e Melhor História Original, também recebeu indicações nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor.

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu perfil no VK para quem desejar assistir online ou fazer download.
A trama gira em torno de Andy Purcell (Wallace Beery), um ex-campeão de boxe que após sair do mundo dos esportes, se afundou no alcoolismo e jogatina. Ele mora com seu filho Dink (Jackie Cooper). Mesmo enfrentando tantos problemas, pai e filho se amam, é fascinante ver a parceria dos dois.
Durante uma corrida de cavalos, eles reencontram Linda (Irene Rich), ex-mulher de Andy e mãe de Dink, que abandonou o garoto quando bebê. Linda e Dink se encontram sem saber que são mãe e filho.
Após as insistências de Linda, Andy libera seu filho para visitar a mãe em seu apartamento. Ela quer o menino de volta, Andy se recusa a entregá-lo, mas, depois de perder dinheiro em corridas de cavalos e ser preso por uma briga de bar, ele conclui que o filho estará melhor com a mãe.
Desapontado, Dink vai morar com a mãe, mas por pouco tempo. Logo ele arruma um jeito de voltar para perto de Andy, seu pai-herói. O ex-lutador recebe uma proposta de voltar para o boxe e se tornar novamente campeão do mundo. No entanto, o destino prega algumas peças inesperadas...
"O Campeão" é um dos filmes mais comoventes que já assisti, a cena final é de dilacerar o coração, jamais vou esquecer. Mas a carga dramática não está apenas no desfecho, o filme todo é dramático. Nas cenas em que Andy aparece bêbado e Dink tenta curar os 'porres' do pai são emocionantes. 
Porém o que mais chama a atenção neste clássico é a química entre Andy e Dink, parece realmente pai e filho. O ator Wallace Beery levou o Oscar de Melhor Ator, mas o pequeno Jackie Cooper vem ganhando a admiração ao longo das décadas por sua atuação fenomenal.
"O Campeão" é um filme maravilhoso que recomendo com imenso prazer, para todos os apreciadores dos filmes antigos.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 86 minutos
Categorias: Drama, Esporte, Família, Clássico, Domínio Público
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 10,0

4 comentários:

  1. Eu assisti à versão da década de 70. É de se desfazer em lágrimas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis, ainda não assisti a versão feita na década de 70, mas já está na minha lista, e já imagino que vou chorar rios de lágrimas!

      Excluir
  2. confesso que não sabia da qualidade deste filme. do King Vidor assisti ao bom "A Turba". acho que gostarei de 'The Champ'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, ainda não vi "A Turba", tenho procurado em todos os sites (nacionais e internacionais) e está difícil de encontrar, mesmo sendo de 1928 e estando em domínio público! Mas sou persistente, vou encontrar e assistirei! Já em relação ao filme "O Campeão", só digo que é um espetáculo de filme! Certamente irá gostar! Abraços!

      Excluir