15/11/2016

Filme: "Casanova (2005)"

"De todos os modos que o amor tem que ser verdadeiro, há um específico. E esse modo é a soma de todos os outros."

"Casanova" é uma comédia deliciosa de assistir que traz o inesquecível Heath Ledger na pele de Giacomo Casanova - escritor italiano que viveu entre 1725-1798 e é considerado o maior sedutor que já viveu neste mundo. Recomendo a leitura da biografia de Giacomo Casanova, sua vida foi regada de viagens, fugas e grandes aventuras.

Voltando ao filme, é sempre prazeroso assistir filmes de Heath Ledger, a naturalidade como ele interpretava seus personagens sempre me encanta. Talento e carisma nunca faltaram ao belo ator australiano, que infelizmente partiu cedo demais, deixando saudades infinitas em sua fã, pois ele sempre será meu maior ídolo do cinema moderno.

Lançado em 2005, essa comédia de época dirigida por Lasse Hallstrom tem como base a vida do famoso conquistador veneziano, mas a história é ficcional e não uma biografia sobre Casanova. 

Após ser novamente preso por libertinagem e heregia pela Igreja Católica, Giacomo Casanova (Heath Ledger) precisa casar urgente para não ser expulso de Veneza. Então ele resolve ficar noivo de Victória (Natalie Dormer).
No entanto, algo surpreendente acontece, Casanova se apaixona pela jovem Francesca (Sienna Miller), uma garota rebelde e de comportamento avançado para a época e que mantém identidade secreta sob o pseudônimo de um escritor famoso.
Ao sofrer rejeição da moça, Casanova desenvolve um plano onde inúmeros disfarces e estratégias são postas em jogo. E para piorar a situação, a moça está de casamento marcado com Paprizzio (Oliver Platt), o rei da terra das banhas. 
Ainda tem o inquisidor conservador Pucci (Jeremy Irons), que quer a todo custo condenar à forca o homem que a sua Igreja considera herege. Casanova vai precisar usar todas as suas estratégias para escapar da punição.
O lema do lendário amante de Veneza era "ser chama e não mariposa", e o filme mostra o lado conquistador de Casanova. Vemos um homem charmoso e que não possuía nenhum tipo de puder, conquistava, desde esposas de cidadãos ilustres até freiras do convento, e suas conquistas sexuais o colocava em muitas confusões, principalmente com a Igreja.
"Casanova" foi filmado em Veneza, portanto, a fotografia e cenários são encantadores, o figurino também é muito bonito. O elenco é bom, mas Heath Ledger está perfeito no papel do famoso sedutor, e é sempre bom ouvir aquele vozerão (recomendo legendado) e ver aquele sorriso lindo que só Ledger tinha. 
Enfim, "Casanova" é uma ótima comédia que vale a pena assistir. Risos não vão faltar.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 112 minutos
Categorias: Comédia, Aventura, Drama
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,6

Nenhum comentário:

Postar um comentário