24/11/2016

9 Filmes Sensoriais de Beleza Ímpar

Filmes sensoriais são semelhantes à poesia, nem todos apreciam. Para assistir um filme sensorial é preciso sensibilidade para captar todas as nuances que a película possui. São filmes de sensações, obrigatoriamente tem que sentir a obra. Sou fã assumida deste estilo de filme, e essa minha paixão por filmes sensoriais me induziu a elaborar esta lista. Espero que apreciem cada filme citado. 

Filme: "Vermelho Como o Céu (2006)" - Itália

"E como são as cores? São Belas. O azul é como quando você anda de bicicleta e o vento desmancha os seus cabelos. E o vermelho? Vermelho é como o céu quando anoitece."
"Rosso Come Il Cielo" foi dirigido por Cristiano Bortone. O filme conta a saga de um garoto cego durante os anos 1970, que luta contra tudo e todos para alcançar seus sonhos e sua liberdade. Mirco é um jovem toscano de dez anos apaixonado pelo cinema, que perde a visão após um acidente. Uma vez que a escola pública não o aceitou como uma criança normal, é enviado para um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá, descobre um velho gravador e passa a criar histórias sonoras. Confira mais detalhes do filme em Vermelho Como o Céu.



Filme: "A Dupla Vida de Véronique (1991)" - Polônia, França

"Tenho uma sensação estranha, uma impressão de não estar só."
"La Double Vie de Véronique" foi dirigido por Krzystof Kieslowski. Duas jovens mulheres moram muito longe, mas parecem estranhamente estarem conectadas. Weronika é polonesa e sonha em entrar para uma academia de música, e quando ela finalmente consegue a vaga, ela morre na sua primeira apresentação. A partir desse momento, Véronique, que é francesa e mora em Paris, decide largar as aulas de música e acaba por se envolver com um manejador de marionetes. Confira mais detalhes do filme em A Dupla Vida de Véronique.


Filme: "O Menino e o Mundo (2013)" - Brasil

"Alguns sonhos sobrevivem."
"O Menino e o Mundo" foi dirigido por Alê Abreu. Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. Confira mais detalhes do filme em O Menino e o Mundo.


Filme: "Dançando no Escuro (2000)" - Holanda, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Estados Unidos da América

"Dizem que é a última canção, mas eles não nos conhecem, só será a última canção se deixarmos que seja."
"Dancer in the Dark" foi dirigido por Lars Von Trier. Conhecemos a história de Selma, uma imigrante da Europa Oriental que mora nos Estados Unidos com seu filho Gene. A moça possui uma doença séria nos olhos, seu filho tem o mesmo problema de saúde e ela trabalhará dia e noite para juntar dinheiro e pagar a cirurgia para o menino. No entanto, todo o dinheiro que Selma estava economizando para o tratamento do filho é roubado, e isso trará consequências trágicas para sua vida. Confira mais detalhes do filme em Dançado no Escuro.


Filme: "Amor à Flor da Pele (2000)" - França, Hong Kong, Tailândia

"Ele se recorda desses anos perdidos, como se olhasse através de uma janela empoeirada..."
"Fa Yeung Nin Wa" foi dirigido por Wong Kar-Wai. Através deste filme de sutilezas, conhecemos o jornalista Chow Mo-wan, que muda com a esposa, para um novo apartamento. No local, conhece Su Li-zhen Chan, uma linda mulher também casada. Aos poucos, eles se tornam amigos cada vez mais próximos, uma vez que seus cônjuges passam boa parte do tempo fora. Porém, ambos descobrem que seus respectivos companheiros estão tendo um caso e vão buscar conforto e ajuda nessa profunda amizade. Confira mais detalhes do filme em Amor à Flor da Pele.


Filme: "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003)" - Estados Unidos da América

"Quando vês pela primeira vez o amor da tua vida, o tempo para..."
"Big Fish" foi dirigido por Tim Burton. Durante toda a sua vida, Edward Bloom tem sido um homem de grandes sonhos, paixões e histórias inesquecíveis. Em seus últimos anos de vida, ele continua sendo um grande mistério para seu filho William. Agora, na tentativa de conhecer o seu pai de verdade, Will começa a juntar as peças para montar uma ideia real de seu pai através de flashbacks de suas maravilhosas histórias. Confira mais detalhes do filme em Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas.


Filme: "A Bruxa (2015)" - Estados Unidos da América, Canadá

"É como se estivéssemos assistindo algo que não deveríamos."
"The Witch" foi dirigido por Robert Eggers. Nova Inglaterra, ano de 1630. William e Katherine levam uma vida cristã com suas cinco crianças, morando á beira de um deserto intransitável. Quando o filho recém nascido deles desaparece e a colheita falha, a família se transforma em outra. Por trás de seus piores medos, um mal sobrenatural se esconde no bosque ao lado. Confira mais detalhes do filme em A Bruxa.


Filme: "Sentidos do Amor (2011)" - Reino UnidoIrlandaDinamarcaSuécia

"Existem homens. Existem mulheres. Existe o calor. Existe esperança. Existe Escuridão. Existe luz. E sem amor, não existe nada."
"Perfect Sense" foi dirigido por David Mackenzie. Conhecemos Susan, uma estudiosa epidemiologista em crise com o amor. Ao conhecer o sedutor Michael, um talentoso chefe de cozinha, tenta resistir, mas logo acaba rendendo-se. No entanto, enquanto a paixão do casal aumenta, uma misteriosa pandemia se espalha pelo mundo. Confira mais detalhes do filme Sentidos do Amor.



Filme: "Carol (2015)" - Reino Unido, Estados Unidos da América

"Eram os atos absurdos, as tarefas sem sentido que a impediam de fazer aquilo que ela queria, que poderia ter feito."
"Carol" foi dirigido por Todd Haynes. A jovem Therese Belivet tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird, uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge, também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos. Confira mais detalhes do filme Carol.

Um comentário:

  1. Gostei da lista. Desses eu já vi três , mas vou ver se consigo os outros. Beijos.
    www.eupensoq.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Conteúdo Correspondente