03/11/2016

9 Filmes Com Professores Inspiradores

Sempre ouvi falar que os professores inesquecíveis são os "chatos", discordo, pois as lembranças que trago comigo são somente dos professores inspiradores, aqueles que marcaram minha fase de escola, colégio e universidade, e despertaram em mim a vontade de querer ser uma pessoa melhor a cada dia. E para elaborar essa lista, selecionei nove filmes incríveis sobre grandes mestres que são inspiração para os professores e alunos da vida real. 

Confira a lista, assista os filmes e inspire-se com essas histórias emocionantes:

Filme: "Ao Mestre, com Carinho (1967)" - Reino Unido

"Você é o novo cordeiro do abatedouro? Ou deveria dizer ovelha negra?"
"To Sir, with Love" foi dirigido por James Clavell. Conta a história de Mark Thackeray, um engenheiro que ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo.


Filme: "Mentes Perigosas (1995)" - Estados Unidos da América

"Nós queremos morrer."
"Dangerous Minds" foi dirigido por John N. Smith. O filme narra a história real de uma ex-oficial da marinha abandona a vida militar para ser professora de inglês. Só que logo na primeira escola em que começa a lecionar, ela vai se deparar com diversas barreiras. Sendo um colégio de negros, latinos, e na maioria de pessoas pobres, ela terá que lidar com a rebeldia dos alunos. Como a professora Louanne Johnson não consegue através de métodos convencionais a atenção da sua classe, ela parte para outra forma de ensino. Passa a dar aulas com karatê e músicas de Bob Dylan, tentando ajudar a turma através de métodos pouco convencionais.


Filme: "O Milagre de Anne Sullivan (1962)" - Estados Unidos da América

"Nada se pode levar desta vida."
"The Miracle Worker" foi dirigido por Arthur Penn. O filme mostra a incansável tarefa de Anne Sullivan, uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller, uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.


Filme: "Meu Mestre, Minha Vida (1989)" - Estados Unidos da América

"Faça o que precisar para transformar e metamorfosear essa escola em um lugar especial onde os corações, as almas e as mentes dos jovens poderão florescer sob as sombras do passado."
"Lean on Me" foi dirigido por John G. Avildsen. O professor Joe Clark é convidado pelo seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor em uma problemática escola de Nova Jersey. Autoritário e arrogante, Clark comanda com pulso firme e com métodos pouco ortodoxos, as vezes até violentos. Dessa forma, ele consegue com que alguns alunos da escola, que sofre com problemas de tráfico de drogas e violência, passem no exame de final de ano realizado pelo governo. Mesmo fazendo o bem para os alunos, seus métodos contraditórios atraem admiradores mas também inimigos.


Filme: "Sociedade dos Poetas Mortos (1989)" - Estados Unidos da América

"Não importa o que dizem a você, palavras e ideias podem mudar o mundo."
"Dead Poets Society" foi dirigido por Peter Weir. Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".


Filme: "Entre os Muros da Escola (2008)" - França

"Vocês devem se apresentar uns para os outros."
"Entre les murs" foi dirigido por Laurent Cantet. François Marin trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.


Filme: "Escritores da Liberdade (2007)" - Estados Unidos da América


"Nós temos muito o que dizer as pessoas."
"Freedom Writers" foi dirigido por Richard LaGravenese. Uma jovem e idealista professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo. Confira mais detalhes do filme em Escritores da Liberdade.


Filme: "Gênio Indomável (1997)" - Estados Unidos da América

"Você não sabe o que é perda. Porque ela só ocorre quando você ama alguém mais do que você mesmo."
"Good Will Hunting" foi dirigido por Gus Van Sant. Na cidade Boston vive o jovem Will Hunting de 20 anos que já teve algumas passagens pela polícia e trabalha como servente de limpeza em uma universidade. O garoto revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles. O psiquiatra Sean McGuire entra em ação e ambos vão aprender lições para a vida toda. Confira mais detalhes do filme em Gênio Indomável.



Filme: "O Sorriso de Mona Lisa (2003)" - Estados Unidos da América

"Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. As escolas existem não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas."
"Mona Lisa Smile" foi dirigido por Mike Newell. Conta a história de Katharine Watson, uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida. Confira mais detalhes do filme em O Sorriso de Mona Lisa.

3 comentários:

  1. Ao mestre com carinho e sociedade dos poetas mortos,foram filmes marcantes em minha vida,não consigo deixar de me emocionar a cada vez que os assisto e Sidney Poitier com certeza marcou uma geração sem falar que é um dos melhores atores na minha opinião!!curti e curto,rsrsrs

    ResponderExcluir