09/10/2016

Filme: "A Lenda de Grendel (2005)"

"Cuidado com o que não entende."

Tudo que está relacionado a Era Medieval chama bastante a minha atenção. Ao mesmo tempo que foi um período tenebroso, também foi fascinante, principalmente quando se trata da mitologia nórdica que é repleta de seres mágicos (gnomos, fadas, ogros, bruxas do bem e feiticeiras do mal). E é justamente na Era Medieval que se passa a história de "Beowulf & Grendel", filme dirigido por Sturla Gunnarsson e escrito por Andrew Rai Berzins. Lançado em 2005, é uma adaptação de um poema anglo-saxão chamado Beowulf do século IV. 


Na trama, o Rei Hrothgar (Stellan Skarsgård) e um grupo de guerreiros montados perseguem um homem grande e corpulento, que eles consideram um troll monstruoso. Esse homem está com seu Grendel (Hringur Ingvarsson), e o orienta a descer e se esconder dos atacantes. Mais tarde, o menino volta e vê seu pai morto. Grendel não consegue carregá-lo por ser muito pesado, com a espada corta-lhe a cabeça e a leva.
Muitos anos depois, Grendel (Ingvar Eggert Sigurðsson) busca vingança pela morte do pai e invade um povoado dinamarquês, matando praticamente todos os moradores. Quando o Rei Hrothgar chega ao local e vê seus guerreiros mortos dentro de seu salão nobre, ele cai em profunda tristeza. 
Então, Beowulf (Gerard Butler), com a permissão do Hygelac (Mark Lewis ), rei de Götaland, atravessa o mar em direção a Daneland com vários guerreiros, tendo como missão matar Grendel.
Após a chegada, a situação é pior do que se esperava, o rei está mais desesperado e a criatura se esquiva dos ataques de Beowulf e do seu grupo de geats, recusando-se também lutar com eles. Grendel acaba se ferindo gravemente, porém, durante uma festa no hall de Hrothgar, os dinamarqueses são novamente atacados, dessa vez pela Mãe de Grendel, a bruxa do mar.
Muitos vikings começam a coagitar em se tornar cristãos, e Beowulf começa a acreditar que seus esforços foram vãos e que o problema de Hrothgar é grande demais até que Selma (Sarah Polley), outra bruxa, esclarece a situação.
Mesmo não agradando a crítica, "A Lenda de Grendel" é um filme bem interessante, principalmente para quem gosta da mitologia nórdica. Aqui, tudo é tratado de maneira histórica, desde os cenários lindíssimos da Islândia, até os figurinos, neste filme as pessoas estão vestidas conforme a época e não fantasiadas como acontecem em outros filmes que retratam o período medieval.
Pouco conhecido pelo público, "A Lenda de Grendel " é um filme simples, sem efeitos mirabolantes, mas que cumpriu o seu papel. Faz o espectador viajar através dos séculos e desembarcar em um mundo fantástico, habitado por diversas criaturas e conhecer/acompanhar a famosa lenda de Beowulf. Gostei e recomendo.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 103 minutos
Categorias: Épico, Ação, Aventura, Drama
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 8,8

Nenhum comentário:

Postar um comentário