01/10/2016

100 Melhores Filmes do Século 21 - Parte 4

Os editores do BBC Culture decidiram pedir a um grupo de críticos que selecionassem os cem melhores filmes do século 21 - até o momento. O principal objetivo foi provar que o "cinema não está morrendo", mas "evoluindo". 

Organizei a lista em 20 postagens com cinco filmes em cada post, ordenada por classificação dos filmes. Prepare a pipoca, a poltrona e aproveite as sugestões.

16º Filme: "Holy Motors (2012)" - França, Alemanha


"Seu castigo, minha pobre Angèle, é você ser quem é. Ter que conviver consigo mesma."
"Holy Motors" foi dirigido por Leos Carax. Apresenta Oscar, um homem que transita solitário em vidas paralelas, atuando como chefe, assassino, mendigo, monstro, pai, etc. Mergulha profundamente em cada um dos papéis e é transportado por Paris e arredores em uma luxuosa limusine, comandada pela loira Céline. Ele é um homem em busca da beleza do movimento, da força motriz, das mulheres e dos fantasmas de sua vida.


17º Filme: "O Labirinto do Fauno (2006) - México, Espanha, Estados Unidos da América

"Obedecer por obedecer, sem pensar, é pra homens como o senhor capitão."
"El Laberinto del Fauno" foi dirigido por Guillermo Del Toro. O filme nos remete ao ano de 1944, e conta a apaixonante viagem de Ofélia, uma garota de 13 anos que, junto com sua mãe, Carmen, que está no final da gravidez, se muda para uma cidade do interior onde se encontra, Vidal, um cruel capitão do Exército Franquista, novo marido de Carmen e que por Ofélia não sente nenhum afeto. Uma noite, Ofélia descobre as ruínas de um labirinto onde se encontra com um fauno, uma estranha criatura que lhe faz uma incrível revelação: ela é uma princesa, a última de sua estirpe, aquela que todos passaram muito tempo esperando. Para poder regressar a seu mágico reino, a garota deverá passar por três provas antes da lua cheia. Uma maravilhosa história, onde a magia, que rodeia Ofélia, nos leva a um universo único, cheio de aventuras e emoções. Confira mais detalhes do filme em O Labirinto do Fauno.


18º Filme: "A Fita Branca (2009)" - Alemanha, Áustria, França, Itália

"Quando eram pequenos, a mãe de vocês amarrava uma fita no cabelo ou no braço de vocês. Ela era branca para lembrar vocês da pureza e da inocência."
"Das Weisse Band" foi dirigido por Michael Haneke. Um vilarejo protestante no norte da Alemanha, em 1913, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, é o local onde se passa a história de crianças e adolescentes de um coral dirigido pelo professor primário do vilarejo e suas famílias: o barão, o reitor, o pastor, o médico, a parteira, os camponeses. Estranhos acidentes começam a acontecer e tomam aos poucos o caráter de um ritual punitivo. O que se esconde por trás desses acontecimentos? Confira mais detalhes do filme em A Fita Branca.


19º Filme: "Mad Max‬: Estrada da Fúria (2015)" - Estados Unidos da América e Austrália

"Para onde devemos ir. Nós que andamos por esse deserto até encontrarmos o melhor em nós mesmo.''
"Mad Max: Fury Road" foi dirigido por George Miller. Atormentado por seu passado turbulento, Max Rockatansky acredita que a melhor forma de sobreviver é permanecer sozinho. Mesmo assim, ele acaba se unindo a um grupo liderado pela Imperatriz Furiosa que está em fuga pelas Terras Desertas. Em uma perseguição frenética, Immortan Joe reúne suas gangues em busca dos rebeldes, levando a uma intensa guerra pelas estradas. Confira mais detalhes do filme em Mad Max - Estrada da Fúria.


20º Filme: "Sinédoque, Nova York (2008)" - Estados Unidos da América

"A morte chega mais rápido do que se imagina."
"Synecdoche, New York" foi dirigido por Charlie Kaufman. Conhecemos Caden Cotard, um diretor de teatro frustrado, hipocondríaco e egoísta. Quando Cotard recebe a incumbência de escrever sua primeira peça, sua vida está de pernas para o ar e querendo criar algo real propõe refazer o seu mundo no palco em cada detalhe. Caden conta com a ajuda de Tammy, a atriz maluca Claire e a adorável Hazel.

2 comentários:

  1. Estou adorando suas dicas, assisto e sou apaixonada por filmes. OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Eloci! Fico muito feliz que esteja gostando das dicas e agradeço a visita! Abraços!

      Excluir