10/09/2016

Filme: "Triângulo do Medo (2009)"

"Você entra num lugar onde nunca esteve. E tudo que vê, já viu antes."

"Triangle" é um filme que desafia a nossa mente e nos instiga a encontrar o começo de um labirinto sem fim, repleto de passagens e ramificações, mas que não possui centro nem periferia. Bem diferente do labirinto que conhecemos, onde tem início, meio e fim.

Já de antemão afirmo, não é um filme para quem gosta de tramas previsíveis, aqui, a história vai ficando mais complexa a cada nova repetição, surgindo infinitas possibilidades fragmentadas que jamais vão se encaixar, e o desenrolar da história vai abrindo espaços que não serão preenchidos, criando problemas insolucionáveis.

Dirigido pelo competente Christopher Smith, esse ótimo suspense psicológico foi lançado em 2009 direto em DVD.
A trama gira em torno de Jess (Melissa George), uma jovem mãe, solteira e com alguns problemas psicológicos, além do filho ter autismo. Após deixar o garotinho na escola, Jess vai fazer uma pequena viagem de barco, a pedido de seu amigo, Greg (Michael Dorman).
Chegando no barco, ela conhece o resto de grupo que irá junto: o jovem Victor (Liam Hemsworth), o casal Sally (Rachael Carpani) e Downey (Henry Nixon) e a amiga de Sally, Heather (Emma Lung).
Durante a viagem, o grupo é surpreendido por uma forte tempestade que faz com que o barco naufrague. No acidente, Heather desaparece misteriosamente. Os outros ficam à deriva.
Logo em seguida, um misterioso navio aparentemente abandonado surge e embarcar parece ser uma boa ideia. O grupo embarca, até descobrir que há uma pessoa dentro dele e se divide, tentando encontrá-la e acreditando se tratar de Heather. Acontece que a pessoa mascarada mata todos os amigos de Jess e se joga do navio em seguida. 
Porém, ao passar alguns minutos, ela ouve vozes dentro do navio e vai verificar quem são, para sua surpresa, todos os seus amigos que foram assassinados poucos minutos antes, estão vivos, e para aumentar ainda mais sua surpresa, Jess vê uma cópia de si mesma. 
Jess descobre que o grupo está preso numa espécie de limbo temporal. A partir desse momento, os acontecimentos dentro do navio se repetem, porém de maneira diferente, pois Jess vai tentar todos os caminhos possíveis para encontrar o início, ou fim, deste labirinto assustador.
Sendo fã do gênero de suspense psicológico, me atrevo a afirmar que "Triângulo do Medo", é um dos melhores suspenses lançados nas últimas duas décadas. É um baita filmaço que desafia nossa compreensão e abre espaço para inúmeras hipóteses. O interessante deste filme, é que temos a vaga sensação de sabermos o que irá acontecer na próxima repetição, mas é um mero engano, pois muitas surpresas nos aguardam no desenrolar da trama.
Apesar de ter gostado bastante, sei que "Triângulo do Medo" é um filme que não irá agradará todos os espectadores, pelo fato de não ser mastigado. É um quebra-cabeça bastante complexo, e as peças nem sempre se encaixam como gostaríamos. 

Se você não viu, assista, se você já viu, reveja, pois é o tipo de filme que se renova a cada revisão.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 99 minutos
Categorias: 12 anos
Classificação: Thriller, Mistério, Fantasia
Minha Nota: 9,5